O Legislativo elegeu, na noite de ontem, 27, a mesa diretora para o ano de 2023. Liderada pela atual vice-presidente, Paula Thomas (PSDB), a chapa única recebeu 13 votos favoráveis. Sérgio Kniphoff (PT) e Carlos Ranzi (MDB) se abstiveram. Nos bastidores, foi ventilada a uma possibilidade do emedebista concorrer à presidência, o que não se confirmou.
Paula substituirá Deolí Gräff (Progressistas) na presidência e será a terceira mulher a comandar a câmara lajeadense na história. As anteriores foram Carmen Regina Pereira Cardoso em 2000 e Neca Dalmoro, em 2019. A Mesa será composta ainda por Lorival Silveira, na função de vice-presidente, e Heitor Hoppe, secretário. Os progressistas assumem os lugares de Paula e Alex Schmitt.
Outra mudança diz respeito à bancada tucana. Com Paula na presidência, a liderança do partido na Casa será de Márcio Dal Cin. Como se tratou da última sessão do ano, não houve votação de projetos e os parlamentares tiveram dois minutos de tribuna. Em geral, eles fizeram uma retrospectiva dos trabalhos e agradecimentos a assessores, colegas, Executivo e imprensa.
Representatividade
Conforme Paula, a indicação para o cargo foi fruto de uma construção coletiva ao longo de 2022 e que foi chancelada com a votação. Uma de suas pautas será a ampliação da representatividade feminina. “Hoje, de 15 vereadores, temos apenas duas mulheres, eu e a Ana (Rita de Azambuja) (MDB). Em mais de 100 anos de câmara, sou apenas a terceira a assumir a presidência. Sem dúvidas, é uma honra, mas vamos tentar propor mudanças para modificar esse cenário”, afirma.
A presidente salientou a importância de dar continuidade ao trabalho feito pela Mesa em 2022, como a informatização do Legislativo, o sincronismo entre os poderes e a celeridade dos processos. Uma linha de trabalho ainda será formulada. “Nosso papel é garantir que as coisas fluam. Nesse ponto, o diálogo e o respeito serão de suma importância para construirmos. Discutiremos assuntos e não pessoas”, destaca.
Entre os primeiros temas a serem discutidos na retomada serão a revitalização do Centro Histórico e complementos referentes à Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, que vai a leilão em março.
Balanço
Ao finalizar a passagem pela presidência, Deolí classificou o ano como “de muitas conquistas” e de maior participação comunitária. Segundo o vereador, o trabalho foi orientado para a valorização do Poder Legislativo. Ele listou projetos aprovados e destacou, entre os “avanços”, a aprovação do novo regimento interno e a informatização das sessões.
Uma comissão representativa, que tratará dos assuntos legislativos durante o recesso, também foi escolhida. Os integrantes serão Márcio Dal Cin, Sérgio Kniphoff (PT), Adriano Rosa (PSB), Alex Schmitt e Jones Barbosa da Silva (MDB). A próxima reunião ocorre no dia 7 de fevereiro.
Alguns números do Legislativo em 2022
– 53 sessões (entre ordinárias, extraordinárias e solenes);
– 269 projetos apresentados (inclui Executivo, Legislativo, de resolução e complementares);
– 200 aprovados;
– 9 vetos (4 aprovados, 3 rejeitados e 2 em tramitação);
– 1.054 ofícios;
– 12 resoluções.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara