O avanço da duplicação na BR-386 em trecho urbano requer ajustes em acessos. Uma das intervenções passa a valer hoje e impacta motoristas que entram no bairro Montanha. Para acessar o local, condutores no sentido interior/capital terão uma nova via lateral. No lado oposto, a conversão logo após o viaduto da ERS-130 segue permitida.
A entrada para a rua Donga de Menezes fica cerca de 300 metros antes do ponto usado até então. As alterações visam permitir serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação. De acordo com a CCR ViaSul, a mudança é temporária. A concessionária também ampliou a sinalização no local para melhor orientação dos motoristas.
O reforço nos dispositivos de sinalização também atende pedido da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A área urbana registra aumento do número de colisões. Como medida para orientar condutores, a concessionária ainda instalou painéis que mostram a velocidade dos veículos. Os equipamentos não multam. O objetivo é conscientizar condutores e inibir excessos de velocidade.
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Outros acessos secundários, a exemplo do bairro Olarias, e de estabelecimentos comerciais às margens da rodovia também tiveram alterações. Ainda conforme a concessionária, ao ponto em que os serviços evoluem, os motoristas devem redobrar a atenção.
Para evitar maior transtorno durante as festividades de fim de ano, a PRF solicitou a suspensão dos trabalhos entre sexta e segunda-feira. A medida já foi implementada durante o Natal diante do maior movimento na rodovia. Além disso, a polícia aumentará o efetivo para atuar na fiscalização aos condutores.
Maior fluxo na cidade
Reflexo das intervenções na BR-386, o trânsito urbano regista aumento de fluxo. Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito de Lajeado, Vinícius Renner, a situação expõe gargalos e a necessidade de adequações.
“A cidade não foi planejada para comportar o desvio de uma rodovia. Sabemos serem situações momentâneas e ao mesmo tempo nos mostram onde é preciso melhorar”, observa Renner. Ele reforça algumas ações já implementadas e destaca a retirada de pontos de estacionamento na avenida Benjamin Constant e no bairro Conventos.
As próximas etapas da construção de faixas na BR-386 também devem ocasionar ajustes no fluxo das ruas Bento Rosa e 17 de dezembro. “Estamos em constante contato com a CCR ViaSul. Acreditamos que em janeiro com menor movimento habitual na cidade, algumas dessas obras ganhem ritmo”, pontua Renner.
Faixas adicionais
Além da duplicação dos 20,3 quilômetros no trecho, a CCR ViaSul iniciou a construção de 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.
Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
A CCR ViaSul também duplicará mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.