Presidente e relator da Comissão Especial de Acessibilidade e Mobilidade da Câmara, os vereadores Carlos Ranzi (MDB) e Márcio Dal Cin (PSDB) passaram a limpo os trabalhos realizados pelo grupo ao longo de 2022. Em entrevista ao programa “Frente e Verso”, da Rádio A Hora 102.9, a dupla destacou que a pauta foi permanente no Legislativo, com mais de 40 reuniões e discussões em plenário.
Conforme Ranzi, Lajeado possui legislação sobre acessibilidade desde 1996. Houve aprimoramentos desde então, mas atualizações são necessárias. Desta forma, a chegada de Dal Cin à Casa contribuiu também para o assunto ganhar força. As rampas estiveram entre os principais pontos analisados, especialmente em função da má-execução das obras em alguns pontos.
Um relatório com cerca de 50 páginas será entregue nos próximos dias. Nele, consta o panorama atual do município e o que é preciso para adequar a cidade ao futuro, com cada vez mais visitantes e moradores. Dal Cin, que é cadeirante, relembrou o início conturbado das discussões sobre o tema entre os poderes Legislativo e Executivo.
Conforme o parlamentar, há muito a ser feito, mas aos poucos surgem exemplos, como o aumento dos locais com piso tátil e demais adaptações em obras residenciais. A Comissão Especial de Acessibilidade e Mobilidade conta ainda com os vereadores Paula Thomas (PSDB), Sérgio Kniphoff (PT), Adriano Rosa (PSB) e Jones Barbosa da Silva (MDB).
Assista a entrevista na íntegra