O “Mala do Ano”

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

O “Mala do Ano”

Vinte anos atrás, a comunidade de Encantado realizava um concurso um tanto peculiar. Desde 1999, a cidade escolhia o “Mala do Ano”, a pessoa considerada mais chata no município. Em 2002, Ivan Feltez foi eleito o novo mala.

Num tom de brincadeira e amizade, Feltez recebeu a mala (o troféu) de Giancarlo Filter, eleito em 2001. O segundo lugar tinha ficado com Adriano Mazzarino e a terceira colocação foi para Ademar Sangali. Ao ser entrevistado sobre o novo título pelo Jornal O Informativo, Ivan Feltez brincou. “Eu não sou mala, sou apenas simpático, tenho muitas namoradas, todas me adoram, sou elegante, enfim, sou a atração da cidade”.

O “novo mala” desfilava pela cidade junto dos vencedores das outras edições. Na foto, Giancarlo Filter (2001), Ivan Feltez (2002), Carlos Marchese (2000), Alexandre Conci (1999) e o prefeito Paulo Costi na direção


Natal Açoriano em Taquari

A 11ª edição do evento reuniu mais de 10 mil pessoas na Lagoa Armênia. Um espetáculo teatral e a encenação do presépio-vivo envolveram 140 alunos do Instituto de Educação Pereira Coruja. Além disso, subiram ao palco um grupo de danças luso-açorianas e o Grupo Raízes. A noite terminou com um show de fogos de artifício e apresentação da Família Lima

A procissão iluminada reuniu participantes do teatro e dos grupos de danças


Enquanto isso…

Concílio Vaticano – Quarenta anos após o Concílio Vaticano II, a Igreja cogitava realizar a terceira edição. Vinte anos atrás, o Papa era João Paulo II e a ideia era debater em assembleia reformas para a Igreja. O último Concílio havia ocorrido no dia 25 de dezembro de 1962 e só foi concluído três anos depois.


HÁ 50 ANOS

“Uma festa muito maluca”

Cinquenta anos atrás, ocorria em Santo Ângelo a “Maratona de Dança Continuada”. A competição oferecia um prêmio de 2 mil cruzeiros à dupla que aguentasse mais tempo dançando.

O Jornal Nova Geração, de Estrela, conta que a maratona durou um total de 74 horas (o que equivale a mais de três dias dançando). Durante a competição, cada dupla tinha direito a três descansos diários de alguns minutos, para fazer as refeições e tomar um banho.

Vinte candidatos iniciaram a prova, mas apenas dois finalizaram a maratona. Conforme narra o NG, o esgotamento físico dos participantes causava inúmeras câimbras, desmaios, alucinações e até mesmo houve princípio de derrame cerebral. Os vencedores foram Jorge Martins de Souza e Faustino Souza Silva, de Cruz Alta.


O tempo em Estrela

O NG de 1972 trazia um panorama meteorológico da cidade durante o mês de dezembro. Naquele ano, durante os primeiros vinte dias do mês, somente em três havia chovido. Quanto à temperatura, a mais baixa registrada foi de 14ºC e a mais alta, em dezembro de 1972, foi de 34,5ºC.


Enquanto isso…

Tragédia no Nicarágua – Há 50 anos, um terremoto assolava a capital do Nicarágua, a cidade de Manágua. Foram dois abalos sísmicos que destruíram completamente o centro da cidade e deixaram mais de 19 mil mortos. Os incêndios causados ​​pelo desastre duraram duas semanas, principalmente porque o encanamento de água potável foi destruído, assim como dois quartéis do Corpo de Bombeiros. A tragédia deixou quase 300 mil desabrigados.

Acompanhe
nossas
redes sociais