Com aval do Legislativo, Estrela cria Secretaria de Desenvolvimento Social

NOVA PASTA

Com aval do Legislativo, Estrela cria Secretaria de Desenvolvimento Social

Na estrutura atual, departamento é vinculado à Secretaria da Saúde. Setor de Habitação também vai integrar nova pasta. Atividades iniciam em janeiro de 2023

Com aval do Legislativo, Estrela cria Secretaria de Desenvolvimento Social
Nova pasta funcionará no espaço onde é o Departamento de Desenvolvimento Social. Crédito: Karine Pinheiro
Estrela

A partir de janeiro, o governo de Estrela contará com uma nova pasta na estrutura administrativa. A criação da Secretaria de Desenvolvimento Social foi aprovada junto do novo cargo de secretário durante a última sessão do ano na câmara, nessa segunda-feira, 19. A proposta é unir os departamentos de Desenvolvimento Social, vinculado à Secretaria de Saúde, e Habitação, ligado ao Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis).

De forma inicial, a pasta funcionará no mesmo local onde é o Departamento de Desenvolvimento Social, no prédio do Posto de Saúde Central. A secretária de Administração em exercício, Natalie Sesti Lopes, explica que a estrutura dos dois setores se somam para atender as demandas de assistência social de forma assertiva, bem como intensificar as ações já existentes.

“Hoje a Saúde tem duas secretarias que funcionam em uma pasta e a demanda de ambas é grande. Então a estrutura de cada departamento será mantida, tanto os setores de atendimento, quanto os funcionários. O único cargo criado para a nova pasta foi o de secretário”, esclarece Natalie. Além dos ajustes no orçamento, como transferência de recursos da Sedis e Saúde para o Desenvolvimento Social, o impacto financeiro do cargo de secretário beira os R$ 180 mil por ano.

Atualmente, o Departamento de Desenvolvimento Social possui cinco setores com atuação no combate à vulnerabilidade. A coordenadora Tatiana de Oliveira destaca que a criação da pasta também contribui para a partilha de recursos. “Hoje temos duas políticas públicas totalmente distintas em uma secretaria. A Saúde tem o princípio da universalidade, de oferecer atendimento à toda população, enquanto a assistência social deve prezar por quem necessita dela. Desta forma, recebemos recursos específicos e podemos aplicar em ações atreladas ao assistencialismo”, afirma.

Ainda que seja um desafio estruturar a pasta, a coordenadora reforça que serviços como Cras, Cram, Creas e Gracie continuam com o mesmo atendimento. Já o setor de Habitação, responsável por aluguéis sociais, auxílio moradia, bem como projetos habitacionais, deve fortalecer as ações de inclusão. As atividades competentes à nova organização são promover as exigências do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e políticas habitacionais.

O orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Social está previsto em R$ 4 milhões para o exercício de 2023. Esta é a 9ª pasta a compor a estrutura administrativa do governo de Estrela.

Acompanhe
nossas
redes sociais