Há 20 anos, os mais belos jardins de Teutônia

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, os mais belos jardins de Teutônia

Vale do Taquari

Jardim de Anita Messer, vencedora na categoria Rural. Arquivo Municipal de Lajeado/O informativo

Vinte anos atrás, um concurso premiava os pátios mais organizados e vistosos da cidade. A disputa era dividida em três categorias: “Rural”, “Urbana” e “Escolas e Associações”. Naquele ano, foram 17 inscrições.

RURAL

1º lugar – Anita Messer
2º lugar – Sandra Tiggemann
3º lugar – Silvane Horst

URBANA

1º lugar – Rita Bruxel
2º lugar – Erno Sulzbach
3º lugar – Ursula Schneider

ESCOLAS E ASSOCIAÇÕES

1º lugar – Escola Municipal Dom Pedro I

2º lugar – Escola Municipal Teobaldo Closs

3º lugar – Igreja Imaculado Coração de Maria


Fim do Sopão

O Projeto Sopão, coordenado pela União das Associações de Moradores de Bairros de Lajeado (Uambla), chegava ao fim. Voltado às pessoas carentes dos bairros Conservas, Igrejinha, Morro 25, Planalto, Santo André e Santo Antônio, o projeto não havia sido aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social para o ano de 2003.

Entre as justificativas, o Conselho destacava que, quando a refeição era oferecida, muitas crianças faltavam às aulas, o que era vetado pela lei. Apesar do Sopão não ter sido renovado, a ideia era manter o repasse mensal de R$ 1,8 mil, mas destinado a outro projeto social.


Enquanto isso…

Menos estrangeiros no Brasil – Dados do Governo Federal mostravam que o número de estrangeiros que vivem no país havia caído pela metade entre 1970 e 2000. Na década de 70, o Brasil tinha mais de um milhão de estrangeiros. Trinta anos depois, eram pouco mais de 510 mil.


HÁ 50 ANOS

Novo posto de saúde em Estrela

O Jornal Nova Geração anunciava um convênio entre os governos estadual e municipal para a construção de um prédio novo para o Posto de Saúde da cidade. O repasse era de 100 mil cruzeiros e as obras iniciariam em algumas semanas.

A unidade seria construída ao lado do antigo posto, que havia sido inaugurado em 1954, na rua Treze de Maio. Pela década de 1980, o posto de saúde construído nos anos 1970 passou por remodelação e, na década de 90, com a criação do SUS, o posto foi encerrado. O prédio existe até hoje e abriga o CAPS de Estrela.

O prédio do posto foi construído nos anos 1970 e hoje abriga o CAPS. Jhon Willian Tedeschi


Enquanto isso…

Tragédia no Rio de Janeiro – Cinquenta anos atrás, um prédio desabava em Guanabara, matando 15 pessoas e ferindo outras 200. O local era um supermercado, que estava lotado por consumidores fazendo suas compras de Natal. Na época, os peritos culparam a má construção da estrutura. Esse era o segundo desabamento no Rio de Janeiro em menos de um ano. Ao ajudarem as vítimas a saírem dos escombros, os bombeiros também tiveram que ajudar no parto de uma mulher que estava presa. A criança e a mãe sobreviveram.

Acompanhe
nossas
redes sociais