Consisa reelege presidente

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Consisa reelege presidente

O pedido de alguns prefeitos das principais cidades da região baixa, que buscavam protelar a assembleia do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa), não mudou a ordem do dia. Com isso, a entidade realizou o encontro nessa terça-feira, no Hotel Vallér, em Lajeado, e reelegeu o prefeito de Itapuca, Marcos Scorsatto, para mais um mandato como presidente.

Prefeitos e vice-prefeitos de 30 cidades da região estavam presentes. Mas foram as ausências que mais chamaram a atenção. Não participaram os prefeitos de Lajeado, Marcelo Caumo, de Estrela, Elmar Schneider, de Teutônia, Celso Forneck, e de Arroio do Meio, Danilo Bruxel. Faz alguns meses, comentamos neste espaço sobre a insatisfação com o andar do Consisa. Será que piorou? De fato, ontem mais uma cidade se associou. Agora são 40.

Crédito: Divulgação


Praça da Bandeira “Adilar Giusepe Bertuol”

O governo de Encantado quer mudar o nome da Praça da Bandeira. A proposta já foi protocolada no parlamento municipal e visa homenagear o ex-prefeito da cidade, Adilar Giuseppe Bertuol, que governou o município entre 1964 e 1969, e muito prestigiou a referida área de lazer durante o mandato. O projeto do Executivo atende a uma indicação do vereador Valdecir Cardoso (PP).


Ranolfo no BRDE

O atual governador foi convidado pelo futuro (e ex) governador do Rio Grande do Sul para assumir como Diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na vaga que pertencia a Leany Lemos. O convite de Eduardo Leite (PSDB) ocorreu ontem.

E Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) aceitou. “Quando a presidência rotativa voltar para o Rio Grande do Sul, ele será indicado para o cargo de presidente”, antecipa Leite.


Anistia de débitos em Encantado

A câmara de vereadores de Encantado avalia um projeto de lei do Executivo que visa instituir o “Programa Casa Legal”. O objetivo da proposta é conceder anistia de débitos de imóveis inclusos em contratos do município vinculados aos programas habitacionais dos loteamentos populares Nova Morada, Jardim do Trabalhador, Navegantes, Novo Navegantes, Nossa Senhora Aparecida (Cohab), Vale dos Pinheiros e Barra do Guaporé, ou em locais que contemplam a mesma situação e aqueles em posse da Habitação Popular Comunitária (HPC).


Vereador renuncia em Santa Clara

Vereador em terceiro mandato, e atual presidente da Câmara de Santa Clara do Sul, Mauro Heinen (MDB) renunciou ao cargo no parlamento municipal para se dedicar ao setor privado. Ele é Agente de Negócios do Instituto Dale Carnegie no Vale do Taquari, responsável pelo desenvolvimento de novos líderes nas mais variadas empresas e segmentos sociais e econômicos da região. Uma profissão que, acima de tudo, exige muito foco e dedicação.


TIRO CURTO

• “Pense grande, comece pequeno, e comece logo.” Esse foi o recado do empresário Ito Lanius no programa Frente e Verso dessa terça-feira. O proprietário da Folhito e um dos empreendedores do Sunday Village Care quer mais pessoas empreendendo no Vale.

• O governo de Encantado propõe a “concessão da revisão geral anual de 5,90% para repor as perdas inflacionárias de dezembro de 2021 a novembro de 2022, com base no índice do IPCA, bem como um aumento real de 2,15%”. A revisão vale para os servidores ativos do Executivo, exceto aos secretários municipais, e “extensivo aos proventos dos aposentados e às pensões”.

• Em Brasília, o Senado aprovou reajuste de 19,25% nos vencimentos dos servidores da casa. E o Congresso aprovou reajustes de 37% a 50% à cúpula do Executivo (presidente e ministros de Estado) e aos deputados e senadores. E tudo isso deve se confirmar até sexta-feira.

• O clima anda meio tenso na câmara de Lajeado. Na sessão de ontem, a última com votação de projetos em 2022, Carlos Ranzi (MDB) interrompeu a fala para aguardar a recomposição da Mesa Diretora. No mesmo instante, o secretário da Mesa, o vereador Alex Schmitt (PP), levantou e deixou o plenário, em uma clara afronta ao estranho pedido do emedebista.

• Ainda sobre Alex Schmitt (PP) – e isso não quer dizer que o problema seja ele –, o Progressista também não mantém uma relação muito amigável com Márcio Dal Cin (PSDB). Ambos sentam lado a lado no plenário.

• Aliás, Márcio Dal Cin (PSDB) e Paula Thomas (PSDB) ainda disputam – nos bastidores – a futura presidência da câmara. Paula afirma que não possui chapa composta. Dal Cin cita a vontade de unir PSDB, PP, e, também, o MDB.

• O leilão para concessão do Jardim Botânico, Porto Alegre, não sairá mais nesta quinta-feira. Ele foi adiado, e sem data nova para ocorrer. Ninguém se interessou pelo negócio. Em Lajeado, o governo se aproxima da concessão do Parque Histórico da Colonização Alemã.

Acompanhe
nossas
redes sociais