Vereadores arquivam projeto sobre novas regras para recebimento de diárias

CÂMARA DE LAJEADO

Vereadores arquivam projeto sobre novas regras para recebimento de diárias

Mesa diretora sugeria ressarcimento de despesas ao invés de valor fixo, como prevê legislação atual

Vereadores arquivam projeto sobre novas regras para recebimento de diárias
Sessão teve aprovação de 15 dos 17 projetos da pauta (Crédito: Henrique Pedersini)
Lajeado

A última sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou 14 dos 16 projetos que integravam a pauta desta terça-feira (20). Entre as matérias que não receberam aval do Legislativo está uma proposta da Mesa Diretora que sugeria alterações no sistema de recebimento das diárias por parte de vereadores e servidores. Por maioria de votos, ficou decidido pelo arquivamento do texto.

Quem propôs que o projeto fosse barrado foi Lorival Silveira (PP). Em entrevista para o Grupo A Hora, ele justificou que o Legislativo lajeadense não possui histórico de problemas com diárias. “Nunca houve nenhuma dificuldade, se tivesse até entendo que poderíamos ver, mas não é o caso”, disse.

Manifestaram posicionamento favorável a sequência da proposta Paula Thomas (PSDB), Alex Schmitt (PP) e Heitor Hoppe (PP). Schmitt afirmou que gostaria que o tema fosse, pelo menos, debatido na casa. “Acredito que o mais justo seria um modelo de ressarcimento e não com valores fixos. O arquivamento faz parte das situações do Legislativo”, completou.

Considera-se diária os valores referentes a deslocamento, alimentação e hospedagem em compromissos dos vereadores e/ou assessores no Vale do Taquari, outros municípios do Rio Grande do Sul e outros estados.

Oficialização da “Praça da Lyall”
Na sessão ocorreu a aprovação do projeto que autoriza o Executivo a isentar a Construtora Lyall do pagamento de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no Parque Piraí, bairro São Cristóvão. No local foi construída pela empresa uma praça. Na mesma sessão foi aprovado o texto que denomina o local de “Praça da Lyall”.

Os vereadores deram sinal positivo para a nomeação de sete ruas. Seis delas ficam no Loteamento Monte Santo, no bairro São Bento. As nomenclaturas passam a ser: Erny Fleck, Olindo Wolschick, Hilario Ernesto Schneider, Elvina Wolschick, Christiano Fleck Filho e Hilda Fischer Fleck. Passa a se chamar de Rua Cabo Verde, uma área no Loteamento Floresta, no bairro Floresta.

Também recebeu aprovação a criação do Circuito Da Cerveja, proposta da vereadora Ana Da Apama.  A matéria incentiva a cultura e a produção da cerveja artesanal lajeadense por meio das microcervejarias artesanais, micromaltarias, bem como dos produtores de insumos e equipamentos cervejeiros, instituições de ensino cervejeiro e produtores caseiros de cerveja.

Avançou ainda o projeto que cria o calendário de 2023 do município e a cedência de área para construção da nova sede do Sest/Senat. Na quinta-feira (22) ocorre uma sessão extraordinária para analisar uma emenda na Lei Orçamentária Anual (LOA). Na próxima semana os vereadores definem quem vai compor a mesa diretora para o exercício 2023.

Acompanhe
nossas
redes sociais