O encontro do Legislativo dessa segunda-feira, 19, teve como destaque a homenagem a um dos mais importantes personagens da política do município. Aos 83 anos, Hélio Musskopf tem no currículo um mandato como prefeito de Estrela, entre 1977 e 1982, dois como deputado estadual eleito, de 1983 a 1991, e outro como parlamentar suplente, entre 1992 e 1995.
O ex-político mantém forte atuação comunitária, como vice-presidente licenciado do Lions Clube de Estrela, conselheiro da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Vovolândia. Também foi presidente da Sociedade Ginástica Estrela (Soges), da Sociedade Santa Cecília, do Estrela Futebol Clube, entre outras entidades da sociedade civil.
Musskopf chegou a Estrela em 1973, após ser vereador na cidade onde nasceu, Bom Retiro do Sul, entre 1969 e 1972. O primeiro cargo público no novo município foi como secretário de Obras e Planejamento, na gestão de Gabriel Mallmann. Em 1976, foi eleito prefeito com 8.180 votos. Nas duas eleições para deputado estadual, manteve uma média superior aos 22 mil votos – em 1989 participou da elaboração da constituição gaúcha.
Na tribuna, o político relembrou passagens da carreira e demonstrou emoção ao lembrar o período no município. “No dia 1º de fevereiro de 2023 completo 50 anos em Estrela. Pra mim é motivo de orgulho e satisfação poder receber essa homenagem.” Ele pontuou a honra de servir a comunidade ao longo das décadas de atuação. “Tudo que faço por Estrela é com muita satisfação. Realmente acho que nós, como seres humanos, temos que ter a sensibilidade de poder servir a nossa comunidade”, completou.
Outras homenagens
Em 2009, o político recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa (AL), pelos serviços prestados ao estado. Enquanto deputado estadual, ficou conhecido como “Líder Municipalista”, por participar de forma ativa na criação de 89 novos municípios entre 1987 e 1988. Ao completar 80 anos, em 2019, foi homenageado pela então Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e pelo Memorial da Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural (Aepan), com uma exposição dos registros da carreira.
Mais 25 pautas votadas
Um projeto que define pela perda do direito a férias para os servidores com mais de 15 faltas consecutivas teve pedido de vistas pelo vereador Volnei Zancanaro (União Brasil). Outros dois parlamentares – João Braun (PP) e Humberto Canigia Rerig (Republicanos) votaram favoráveis à reanálise, mas nove votos colocaram o projeto em pauta. A proposta foi aprovada por 11 votos a um.
Outras 24 propostas foram votadas pelos parlamentares. Entre as principais, o reajuste aos servidores municipais, com 1,83% acima da inflação e 10% no vale-alimentação, a contratação de profissionais de forma emergencial e temporária para atuação na Secretaria da Educação, e a criação da Secretaria de Desenvolvimento Social.