Depois da histórica final que consagrou o tricampeonato da Argentina nas penalidades na tarde deste domingo, 18, a Fifa anunciou os vencedores dos prêmios individuais da Copa do Mundo do Catar. Vice-artilheiro do mundial com sete gols, Lionel Messi foi eleito o craque do torneio e faturou a Bola de Ouro. O seis vezes melhor jogador do planeta recebeu o prêmio pela segunda vez – a anterior havia sido na Copa do Brasil, em 2014. Além disso, é a primeira vez que um atleta do time campeão recebe o reconhecimento desde Romário pelo Brasil, na edição de 1994, nos Estados Unidos.
Destaque da partida decisiva, na qual marcou três vezes e conquistou o posto de goleador com oito, Kylian Mbappé recebeu a Bola de Prata. O francês também recebeu a “Chuteira de Ouro”. Terceiro colocado com a Croácia, Luka Modrić recebeu a Bola de Bronze. A seleção treinada por Lionel Scaloni dominou as premiações.
Defensor de pênaltis na final e contra a Holanda, nas quartas de final, o goleiro Emiliano Martínez recebeu a “Luva de Ouro”. O meia Enzo Fernández, por sua vez, foi escolhido a revelação. Uma curiosidade sobre a categoria é que o primeiro vencedor foi Pelé, na Copa de 1958, na Suécia, a primeira vencida pelo Brasil.