Um pedido de uma década começa a sair do papel. As obras para asfaltamento da estrada João Pedro Mallmann, na Linha Delfina, iniciaram na última semana. Ao todo, o trecho a ser pavimentado tem pouco mais de 1,1 quilômetro e recebe investimento de R$ 2,3 milhões. Até o limite com Bom Retiro do Sul, faltarão cerca de 800 metros a receber melhorias.
A pavimentação faz parte de um pacote anunciado em agosto do ano passado. Um projeto de lei que autorizava o município a contratar financiamentos junto ao Badesul foi aprovado pelo legislativo e viabilizou o andamento das obras. Das localidades contempladas, Delfina será a segunda a receber asfalto – a estrada na Linha Porongos foi inaugurada no fim de novembro, enquanto vias na São Jacó, Geraldo e Novo Paraíso, estão em fase de projeto e licitação.
O trecho é muito utilizado para vai de Estrela a Bom Retiro do Sul, o que reduz o deslocamento em cerca de cinco quilômetros. A rota alternativa tem partes asfaltadas e com pavimento de paralelepípedo. Por outro lado, dos quase dois quilômetros com estrada de terra, mais da metade serão reformados.
Comunidade beneficiada
Moradora da localidade há 40 anos, a comerciante Elaine Schmidt recebe com expectativa a notícia do início das obras. “Estou muito feliz em poder participar desse período onde finalmente teremos nosso asfalto.” Ela conta que a espera passa de uma década e lembra as dificuldades enfrentadas pela comunidade, sobretudo causadas pela poeira em épocas mais secas.
Elaine diz que o atendimento ao distrito é adequado, com a manutenção da estrada em boas condições, mas que somente o asfalto diminui os transtornos. E para o comércio de flores a melhoria no acesso traz perspectiva de reflexos positivos nos negócios. “Hoje dá uma sensação de que se teu comércio está em um espaço sem asfalto, ele é muito retirado”, afirma.
Neste sábado, 17, foi entregue à comunidade o trecho asfaltado de um quilômetro na Estrada Boa Vista, na Linha São José. As obras iniciaram em julho e custaram R$ 1,7 milhão. A reestruturação na via leva melhorias a um dos principais roteiros turísticos da região, o Delícias da Colônia.