Centenas de pessoas se reuniam para participar da 13ª edição da Laternenfest, a “festa das lanternas”. O evento resgatava uma tradição dos antepassados alemães, já que a Laternenfest faz parte da cultura germânica e é uma homenagem a Sankt Martin (São Martinho). De acordo com a tradição, a luz das lanternas simboliza o bom caminho e o exemplo de vida do santo. Em 2002, o desfile da comunidade iniciou na rua Capitão Schneider, passando pelas principais ruas do Bairro Canabarro. O destino foi a Escola Cenecista General Canabarro, onde os alunos realizaram apresentações, além de show de fogos de artifícios, um baile e a chegada do Papai Noel.
Pedágio na Rota do Sol
Vinte anos atrás, a Agergs anunciava a implantação de dois novos pedágios no Vale do Taquari. Uma das praças seria na ERS-130, entre Cruzeiro do Sul e Lajeado. O outro pedágio seria na ERS-287.
Na época, já existiam os pedágios em Paverama, Encantado e Cruzeiro do Sul e o reajuste para 2003 seria de 20%. Naquele tempo, Marques de Souza ainda tinha praça de pedágio e a tarifa mínima era de R$ 6,60. Essa praça foi encerrada em 2013 e chegou a ostentar o título de “pedágio mais caro do Brasil”.
Enquanto isso…
A Seleção Brasileira – Vinte anos atrás, a Fifa elegia a Seleção Brasileira como a melhor do mundo em 2002. O prêmio era entregue em cerimônia na cidade de Madrid, no dia 17 de dezembro. A escolha da Fifa pelo Brasil se deu pelo resultado na Copa do Mundo, onde o país conquistou o primeiro lugar, consagrando-se pentacampeão.
HÁ 50 ANOS
Baile do Chope
A comunidade estrelense organizava um baile memorável, cinquenta anos atrás. O Baile do Chope era uma parceria da Sociedade Ginástica (Soges) e da Cervejaria Polar. Dias antes do baile, todas as mesas no ginásio esportivo já haviam sido comercializadas.
A procura era tanta, que os organizadores ampliaram o baile, contratando uma segunda orquestra para tocar na boate da Soges, assim, os convidados tinham duas pistas de dança. Naquela noite, haviam mais de 260 mesas e cerca de três mil pessoas no evento. No baile, foram consumidos mais de 5,5 mil litros de chope e outros 744 refrigerantes.
Conforme conta o Jornal Nova Geração, mais de 800 pessoas entraram de penetra, “por portas que ninguém sabe quem abriu”. O periódico também citava as bebedeiras da noite, as brigas de namorados, os empurrões e os banhos de chope.
Eleições no STR Lajeado
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizava sua eleição para a nova diretoria. Aleixo Lauro Gisch seria o presidente da entidade pelos próximos três anos. Junto dele, estavam Aleixo Lourenço Favoretto, Francisco Rubens Ruschel, Darcillo Bald, Oswino Beuren, Domingos Favoretto, Aloysio Heinen, Inácio Mallmann, Leonildo De Gasperi, Guido Thomas, Imério Macagnan e Décio Masser. Na época, mais de 3,7 mil agricultores estavam aptos a votar.