Playground do  Parque Ney Arruda começa a tomar forma

OBRAS NA RETA FINAL

Playground do Parque Ney Arruda começa a tomar forma

Governo quer entregar espaço à comunidade na próxima semana. Serão dez brinquedos, que proporcionam diferentes experiências às crianças. Prefeito inspirou-se em exemplos de fora

Playground do  Parque Ney Arruda começa a tomar forma
Empresa de SC venceu licitação e realiza obra. Entrega deve ocorrer até o Natal. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Até a próxima semana, a empresa responsável deve finalizar a construção do playground junto ao Parque Ney Santos Arruda, às margens do Rio Taquari. A obra na nova área de lazer da cidade está cercada por tapumes, mas tanto a movimentação de trabalhadores quanto os brinquedos já chamam atenção de quem passa pelo local.

Idealizado pelo prefeito Marcelo Caumo, que desejava trazer a Lajeado um espaço diferenciado, o playground reúne dez brinquedos, que vão desde a tirolesa ao balanço coletivo. Conforme a arquiteta da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Camila Volken, o espaço é dividido de forma a contemplar crianças pequenas e crianças maiores.

“É um playground bastante inovador por conta da forma. São brinquedos lúdicos, e um deles é até relacionado com o rio Taquari. E fizemos de acordo com a norma existente, que estabelece critérios a serem atendidos”, explica a arquiteta. Segundo Camila, o próprio piso existente, com cores, proporcionará brincadeiras às crianças, além de outras experiências sensoriais que envolvem trechos com grama, espaço com areia e uso da madeira.

“Além disso queremos proporcionar que o espaço seja utilizado durante todo o dia, seja de manhã ou de tarde”, frisa. No espaço, também foram plantadas quatro mudas de árvores de grande porte para, no futuro, proporcionar uma sombra às crianças.

Inspiração de fora

Um conceito diferente de brinquedo. É assim que o prefeito Marcelo Caumo define o playground. No começo do ano, após conhecer um exemplar do Cais Embarcadero, foi buscar referências. “Fomos atrás, mas são raras as empresas que trabalham na área. Tanto que poucas participaram da licitação”, recorda. A Eba Comércio de Brinquedos, de Imbituba (SC), venceu o certame.

Caumo sustenta que trazer propostas inovadoras em diferentes tipos de áreas e atividades são marcas da atual gestão. “E os brinquedos fazem parte desse contexto do parque, que é um espaço destinado ao lazer, às famílias e às crianças. É um equipamento diferenciado”.
Inaugurado no começo do ano, o Parque Ney Santos Arruda já caiu no gosto da população, mesmo com obras do entorno ainda em andamento. Uma delas é o Círculo das Águas, que deve ser entregue à comunidade no aniversário de 132 anos da cidade, em janeiro.

Brinquedos do playground

– Tirolesa
– Circuito de ondas
– Barco tipo rebocador
– Farol
– Rodopio
– Gira gira
– Barquinho baby
– Animais-mola
– Circuito baby
– Balanço coletivo

Acompanhe
nossas
redes sociais