O governador Ranolfo Vieira Júnior anunciou, na tarde desta sexta-feira,16, Carolina Ramires como a nova secretária de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo. Até então adjunta da pasta, Carolina assume a titularidade deixada pelo bom-retirense Mauro Hauschild, que pediu no começo da noite dessa quinta-feira, 15.
O anúncio foi oficializado após reunião no Palácio Piratini, da qual também participou, de forma híbrida, o superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), José Giovani Rodrigues de Souza. Na ocasião, o governador também oficializou a permanência de José Giovani no cargo.
Carolina Ramires é natural de Sombrio (SC), mas vive em Porto Alegre há mais de 20 anos. É bacharel em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e pós-graduada em Direito de Família, Sucessões e Criança e Adolescente pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Tem experiência na advocacia em escritório e no setor público, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e na Procuradoria Geral do Estado (PGE). De junho de 2020 a maio de 2021, atuou como assessora de gabinete na secretaria, na época denominada Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Posteriormente, assumiu o posto de adjunta da pasta.