HÁ 20 ANOS
A Lagoa da Armênia recebia mais uma edição do Natal Açoriano na Terra Gaúcha. Na época, a festividade comemorava os 250 anos do início do povoamento português no Rio Grande do Sul.
Conforme os organizadores, mais de três mil pessoas prestigiavam o 3º Festival Integrado de Danças e Ritmos e mais de 5 mil acompanhavam a chegada do Papai Noel.
Enquanto isso…
Relógio Atômico no Brasil – O Departamento de Física Quântica da Unicamp montava o terceiro relógio atômico óptico do mundo. O aparelho permitiria uma contagem muito mais precisa do tempo, desse modo, seria possível até mesmo medir efeitos propostos pela Teoria da Relatividade de Einstein, em que a gravidade e o movimento influenciariam a passagem do tempo.
HÁ 50 ANOS
50 anos do Cachorrão Carmelito e Beto
A história de um dos lanches mais famosos de Lajeado começou há mais de 50 anos, com os irmãos Carmelito e Gilberto Becker Delwing. Nascidos em Estrela, Carmelito, o mais velho, veio primeiro a Lajeado, onde abriu um restaurante, próximo à Praça do Chafariz.
Mais tarde, com a chegada do irmão Beto, juntos, decidiram iniciar um novo negócio. Assim, em 15 de dezembro de 1972 inauguraram o famoso trailer, na Praça da Matriz. No início, a lancheria oferecia também pastel e funcionava próxima ao Castelinho, para aproveitar o movimento dos estudantes.
O empreendimento permaneceu no trailer até 2011, quando se instalou em um prédio próprio, ainda ao lado da Praça da Matriz. Em abril deste ano, os irmãos Beto e Carmelito receberam o título de Cidadão Lajeadense.
Rumo aos Estados Unidos
O Jornal O Informativo noticiava os preparativos para a eleição à presidência do Lions Club Internacional. Os membros aqui do Brasil desejavam que o candidato vencedor fosse brasileiro, por isso, vários integrantes do Lions embarcavam em viagem para os Estados Unidos, onde ocorreria o pleito.
A ideia era reunir o maior número de votos. Alguns membros do Lions de Lajeado acompanhariam a viagem, entre eles, Agenor Gravina, Carlos Becker, Ernesto Wihe, Hilário Brancher, Ney Santos Arruda, Nilo Rotta e Walmir Petter.
Enquanto isso…
Greve no Uruguai – A capital do país, Montevidéu, estava paralisada por mais de 24 horas devido a uma greve geral, em todos os segmentos. Os transportes, o comércio, a indústria, os bancos e estabelecimentos estavam todos fechados e a cidade estava deserta. A Convenção Nacional dos Trabalhadores liderava a paralisação e exigia melhores salários e condições.