O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi protagonista de dois eventos promovidos ontem em Lajeado. Pela manhã, representantes da instituição, do poder público e de entidades empresariais do Vale do Taquari participaram da inauguração do novo escritório do BRDE em Lajeado. Em seguida, o economista do banco de fomento, Celso Pudwell, apresentou palestra sobre as perspectivas econômicas, na última reunião-almoço do ano da Acil.
Conforme Pudwell, o mundo enfrenta período turbulento na economia devido às consequências da pandemia de Covid-19. Segundo ele, países da Europa e os Estados Unidos sofrem com índices de inflação inéditos, que exigem elevação dos juros e consequente redução nos índices de crescimento.
“A exceção está no mercado Asiático, principalmente Índia e China, que têm índices controlados de inflação e juros, além de boa projeção de elevação no PIB.”
Em relação ao Brasil, Pudwell acredita em um cenário de maior estabilidade, em parte porque o país está acostumado aos cenários adversos da inflação – ao contrário do que ocorre com países desenvolvidos. Além disso, afirma que a guerra entre Russia e Ucrânia elevou o patamar do Brasil no cenário internacional.
“Países com potencial para geração de energia limpa e produção de alimentos estão bem posicionados diante da guerra na Europa”, explica. Segundo ele, o Brasil pode receber empresas de outros países devido a oferta abundante de alimentos e energia com custo menor na comparação com demais países.
Questionado sobre a preocupação do empresariado em relação ao novo governo Federal, o economista do BRDE ressaltou a importância das instituições e do próprio mercado no sentido de frear iniciativas que possam comprometer a estabilidade econômica. “É muito difícil um cenário negativo se concretizar diante da força dos contrapesos institucionais.”
Segundo ele, a cotação do dólar deve se manter estável nos próximos anos, com tendência a redução na taxa básica de juros e estabilidade na inflação. Apesar disso, Pudwell afirma que as previsões mais precisas em relação à economia brasileira só serão mais fidedignas a partir de março de 2023.
Escritório regional
A nova sede do escritório regional do BRDE fica junto ao prédio da Acil, na rua Silva Jardim, 96, Centro de Lajeado. Presidente da Associação, Graciela Black lembra que a parceria entre o banco de fomento e a entidade completou 26 anos.
Diretor de Planejamento e Operações do BRDE, Otomar Vivian falou sobre o papel do banco no desenvolvimento do setor privado da região. Segundo ele, nos últimos 11 anos, a instituição realizou 4 mil operações na região, movimentando R$ 1,8 bilhão em linhas de crédito.