Pratas da Casa divulga vencedores da temporada 2022

MÚSICA REGIONAL

Pratas da Casa divulga vencedores da temporada 2022

Projeto do Grupo A Hora finalizou edição na noite desta quarta-feira, 14. Artistas premiados são Conrado Vier, Kikee, Nando & Betânia e Diego Rodrigues e Grupo Voz, Violão e Cordeona

Pratas da Casa divulga vencedores da temporada 2022
Participantes da temporada 2022 do projeto (Foto: Bibiana Faleiro)

O Projeto Pratas da Casa divulgou os destaques de 2022 na noite desta quinta-feira, 14. Para receber as premiações, subiram ao palco os artistas Conrado Vier, Kikee, Nando & Betânia e Diego Rodrigues e Grupo Voz, Violão e Cordeona. Com mais de 80 shows e a presença de 350 artistas, o projeto completou 12 anos.

Ao longo deste ano, 30 artistas de 10 bandas se apresentaram no teatro, com a distribuição total de R$ 10 mil de cachê aos grupos inscritos. Além de incentivar e aproximar artistas locais da comunidade, o Pratas da Casa também apoia o Programa Mesa Brasil, com a arrecadação de alimentos não perecíveis. Em 2022, foram 250 kg doados à instituição.

Além disso, em dez meses de shows, o projeto contou com um público presencial de 500 pessoas e mais de 10 mil espectadores pelas redes sociais. A iniciativa é uma parceria entre Grupo A Hora e Sesc Lajeado.

Vencedores em cada categoria

  • Melhor cenário de palco: Diego Rodrigues e Grupo Voz, Violão e Cordeona.
  • Maior Público Virtual: Conrado Vier;
  • Melhor Música Autoral: Nando & Betânia;
  • Melhor performance de palco e interpretação: Kikee;

Os participantes desta edição

Bruna Schneider Moraes, Trio Lumaju, Banda Linck, Diego Rodrigues e grupo, Conrado Vier, Nando e Betânia, Banda Zangaia, Dani Schaeffer, Gustavo Wickert e Kikee.

Mais arte no teatro

A ideia do Pratas da Casa surgiu em 2009, no mesmo ano em que o Programa Mesa Brasil foi criado. A primeira edição do evento foi em 2010 e, em 8 anos, foram arrecadados 8.380 Kg de alimentos para o Sesc.

Gerente da instituição em Lajeado, Betina Durayski lembra que nos primeiros anos não havia edital, e os artistas eram convidados, sem premiações. “Na época, a Rádio Light 102.9 tinha um programa chamado Pratas da Casa e a gente estava em busca de projetos nesse sentido, então sugerimos, uma vez por mês, um show no teatro”, recorda Betina.

Cerca de três anos depois, o projeto passou a receber inscrições e os destaques de cada ano eram escolhidos pelo próprio público. “A pessoa chegava e recebia uma cédula com critérios para votar”, conta Betina.

Garagem do Vale

Em 2017, a rádio, que tinha o registro da marca, se desligou do Pratas da Casa e o Sesc deu à iniciativa um outro nome: Garagem do Vale. Quando o Grupo A Hora adquiriu a frequência 102.9, o registro veio junto e o projeto voltou aos palcos do Sesc. O programa semanal foi relançado em 2020 e, em 2021, estava de volta o festival, desta vez, em formato de live pelas redes sociais.

No ano passado, o sucesso do projeto rendeu o 1º lugar no Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão, durante o 23º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, promovido pela Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS).

 

Passagens pelo Pratas

Formada em 1994, em Lajeado, a Banda Franchicos participou do projeto em quatro edições: em 2015, 2016, 2018 e em 2021, com a gravação do álbum “Ao Vivo 2021”, com músicas autorais que estão disponíveis nas plataformas digitais. Duas vezes o grupo se destacou como melhor banda.

Participar do projeto oportunizou diferentes experiências à Franchicos, que traz na bagagem shows em festivais, bares, pubs e eventos empresariais ou festas particulares. Hoje, a banda é composta por dois dos fundadores originais, Jorge Frie e Hélio Schauren, além de Fernando Arenhart, o Ferds), na guitarra solo, e Wilson Klein Jr, o Mano, na bateria.

Em 2023

As inscrições para a próxima edição do projeto estarão abertas em janeiro de 2023 e os shows começam em março, uma vez por mês, até dezembro. Desta vez, o projeto será no modelo de tributo a artistas regionais, nacionais ou internacionais.

“Para 2023, a ideia é expandir o projeto, antes era Vale do Taquari, agora é Rio Pardo também. Além disso, artistas que já participaram podem se inscrever de novo”, destaca o coordenador do projeto e apresentador do Programa Pratas da Casa, da Rádio A Hora 102.9, Juliano Petry. Para participar da iniciativa, todos os integrantes da banda devem residir ou ter algum vínculo com cidades do Vale do Taquari ou Vale do Rio Pardo.

Próxima edição

  • Modelo de tributo a artistas, seja ele regional, nacional ou internacional;
  • O artista/banda deverá trazer elementos como figurino, repertório, bailarinos, cenário de palco ou qualquer elemento que remeta ao artista homenageado;
  • Todos os integrantes da banda devem residir ou ter algum vínculo com alguma cidade do Vale do Taquari ou Vale do Rio Pardo.

Acompanhe
nossas
redes sociais