Depois de 10 meses de apresentações ao som de rock, pop, músicas nativistas, reggae e MPB, o Pratas da Casa 2022 chega ao fim. O evento de encerramento do projeto é hoje, às 19h, no Teatro do Sesc, com a divulgação dos artistas premiados.
O ingresso é 1 kg de alimento não perecível, destinado ao programa Mesa Brasil do Sesc, e o momento será transmitido ao vivo pela Rádio A Hora 102.9, pelo streaming no portal do Grupo a Hora e em formato de live pelo Facebook e pelo YouTube.
As categorias em destaque são de melhor canção autoral, maior público virtual, melhor performance de palco e interpretação e cenário mais criativo. Além disso, será feita uma retrospectiva do ano e o momento será marcado pelo lançamento do projeto de 2023, que conta com novidades. As inscrições estarão abertas a partir de janeiro.
“Neste ano a gente bateu muito forte na questão do artista regional com música autoral. O critério básico era ter uma música para se inscrever, mas os artistas usaram esse momento para apresentar um show próprio deles”, destaca o coordenador do Pratas da Casa, Juliano Petry.
Repercussão pelas redes
De acordo com ele, mais de 10 mil pessoas acompanharam os artistas por live no Facebook e Instagram durante os meses de evento, e um público de 500 pessoas visitou o Teatro do Sesc para prestigiar o projeto no período.
“Para nós, do Sesc, foi um ano bastante positivo falando de Pratas da Casa que tem esse papel de valorizar a música autoral e o trabalho de artistas que muitas vezes não têm espaço para divulgar o seu trabalho. Este é um dos grandes méritos do projeto”, destaca a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski.
De acordo com ela, a boa repercussão das lives fez com que a iniciativa chegasse a um público até mesmo fora do estado e do país. Por outro lado, ainda considera baixa a presença de participantes no teatro. Por isso, garante que para o próximo ano, a equipe busca estratégias para receber cada vez mais a comunidade no espaço. O projeto é uma parceria do Grupo A Hora e Sesc Lajeado.