Kaimon Mitsubishi traduz como realizar sonhos é também estar atento às oportunidades

Lajeado Empreendedora

Kaimon Mitsubishi traduz como realizar sonhos é também estar atento às oportunidades

Desde 2019 em Lajeado, concessionária da marca japonesa é liderada por Flávio Meneguzzi, empresário que escolheu a cidade para tirar do papel um antigo sonho

Kaimon Mitsubishi traduz como realizar sonhos é também estar atento às oportunidades
Flávio Meneguzzi escolheu Lajeado para realizar o sonho de ampliar sua trajetória empreendedora. (Foto: J. J. Silva)

Empreender é enfrentar processos e aproveitar oportunidades. Esse foi o caminho trilhado por Flávio Meneguzzi, nome à frente da Kaimon Mitsubishi, concessionária da marca japonesa em Lajeado.  Prova disso é que a partir de uma jornada de três décadas no setor automotivo chegou a Lajeado em 2019 depois de uma estratégica escolha de mercado.

Natural do interior de Marau, cidade próxima a Passo Fundo, Meneguzzi é filho de agricultores. Contudo, sempre teve a formação acadêmica como um norte. Por isso, quando foi cursar o Ensino Médio, decidiu se mudar para a região central da cidade a fim de estudar. Concluída essa etapa, no ano de 1992, começou a trabalhar para uma revendedora da Fiat na cidade.

“Depois de quatro anos, fui convidado para assumir a oficina da empresa como terceirizado. Dois anos depois, foi me ofertado terceirizar a parte comercial. Aluguei uma sala e comecei a vender os carros da marca. Faço até hoje”, explica.

Sua jornada foi de desafios, mas de contínuo crescimento. Tanto é que Meneguzzi é conhecido em todo o Estado dentro do setor como o Flávio da Fiat lá de Marau. Contudo, ele observou que era hora de ampliar seus negócios. Assim, ao lado do sócio Leandro Rigo, começou a procurar parcerias através do Salão de Automóveis de São Paulo. “Hoje é muito difícil adquirir a bandeira de uma concessionária. É preciso comprar uma operação que já existe”, conta.

Nesse processo, Meneguzzi conheceu o diretor responsável pela expansão da rede da Mitsubishi. Durante mais de um ano eles mantiveram contato, até que em meados de 2019 ele contou que havia surgido a oportunidade de assumir a concessionária de Lajeado. Após uma pesquisa de mercado e a positiva surpresa com a região, resolveram investir. Em novembro daquele ano, assumiram oficialmente a operação.

A partir de dezembro de 2019, a concessionária deixou de ser parte de um grupo mais focado no volume de vendas e se tornou uma empresa focada na qualidade de cada negócio. Isso permitiu que em 2021, a Kaimon incluísse a marca Kia.

“Eu vinha de uma marca popular, enquanto a Mitsubishi é um carro top de linha. O cliente mudou muito. Ainda estou me adaptando a cultura de Lajeado, mas torço para que essa cidade seja onde eu venha terminar meu ciclo empreendedor”, analisa Meneguzzi, que ilustra como Lajeado é uma terra fértil para fazer negócios e realizar sonhos.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais