A Univates conquistou a 9ª posição no país e a 252ª no ranking geral de reconhecimento às universidades com práticas sustentáveis destaque. O reconhecimento internacional foi concedido pela Universitas Indonesia GreenMetric World University (UI GreenMetric), divulgado nesta segunda-feira, 12.
Esta é a 3ª vez que a Universidade do Vale do Taquari figura na lista. Um dos focos das ações da instituição está na preservação da natureza no campus, que ocupa 56 hectares e tem mais de 35% deles ainda recoberto com sua vegetação nativa. Uma das ações implementadas é o Bicivates, no qual a comunidade pode fazer retirada gratuita de bicicletas para uso.
Logo após a Univates, está a Universidade Federal do RS (Ufrgs), em Porto Alegre, a 10ª entre as brasileiras e a 272ª no mundo. A listagem certificou 1,05 mil instituições de Ensino Superior no mundo.
Na América Latina, classificaram 135 instituições. A Universidade de São Paulo (USP) ficou como a 1ª colocada no país e 10ª na posição mundial. O Brasil tem 39 participantes. O 1º lugar mundial foi para a holandesa Wageningen University & Research.
Outras instituições gaúchas na lista são a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O ranking foi lançado e considera 39 indicadores. A classificação completa está disponível no site da UI GreenMetric.