Um “corredor de ônibus”  para Lajeado?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um “corredor de ônibus” para Lajeado?

A instalação da nova parada de ônibus na Av. Benjamin Constant, semelhante àquela instalada em frente à Padaria Suíça, é um movimento novo do atual governo. A estrutura vai garantir o necessário conforto aos passageiros, em um ponto muito próximo ao centro da cidade, e, especialmente, aos mais diversos estabelecimentos voltados à saúde. Uma boa ideia, mas que vem recebendo críticas.

Todos já perceberam que a nova estrutura ocupa algumas vagas de estacionamento. Com isso, o ônibus terá que parar em uma das três faixas da avenida para o embarque e desembarque, o que pode ocasionar alguns transtornos. E uma das soluções avaliadas pelo poder público é criar um “corredor de ônibus” para mitigar eventuais gargalos.

O trecho da avenida entre as ruas Pinheiro Machado e Saldanha Marinho é de intenso fluxo de veículos em determinados horários. Da mesma forma, o trânsito costuma fluir bem na maior parte do dia e da noite, sem engarrafamentos ou afins. A implantação de um “corredor de ônibus” não serviria para limitar a faixa à frota do transporte coletivo municipal.

Mas, sim, para incentivar a preferência. Ou seja, informar aos demais motoristas que naquela faixa é muito alta a probabilidade de cruzar (ou se incomodar, se assim desejar) com um ônibus. Desta forma, e na teoria, um ajuda o outro. O ônibus atrapalha menos o dia a dia de quem gosta de andar sozinho de carro, e o carro não atrasa o dia a dia de milhares de trabalhadores.


Diehl deixa a Comunicação de Estrela

Diretor de Comunicação e homem de confiança do prefeito Elmar Schneider, o jornalista Fabiano Diehl deve deixar o cargo nos próximos dias. Ele foi convidado pelo presidente estadual do União Brasil, o deputado federal Luiz Carlos Busato, para integrar a sua equipe parlamentar e coordenar a atuação política do agente público no Vale do Taquari. Diehl decide hoje se aceita ou não o convite.

Além da atuação regional, ele também deve atuar na estruturação do partido em outras regiões do Rio Grande do Sul. E também deve estar sonhando com algum voo maior na política. Afinal, diversos ex-assessores/secretários de Busato alçaram voos maiores. Entre eles, Dirceu Franciscon e o governador, Ranolfo Vieira Jr.


“Passador de fauna”

A foto foi encaminhada pela assessoria de comunicação da Empresa Gaúcha de Rodovias, a famigerada EGR. A imagem registrada pelo caminhoneiro Jairo Machado é de um “passador de fauna” instalado na ERS-040, no bairro Estiva, em Viamão, e mostra um macaco Bugio adulto utilizando a ponte instalada pela concessionária para evitar o atropelamento dos animais, um problema crônico naquela região do Estado. Há outras 20 estruturas instaladas entre os quilômetros 13 e 42 daquela rodovia. Uma solução simples e, pelo jeito, eficaz.


Novidades no Cristo, em Guaporé

O Cristo Protetor de Encantado é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo. E isso todos já sabem. Mas nem todos sabem que outros monumentos em homenagem a Cristo já foram erguidos em tempos de outrora aqui mesmo no Vale do Taquari ou em cidade vizinha. Tem estátua em Estrela, e também tem homenagem de concreto em Guaporé (foto). O segundo com mais destaque, como a própria imagem demonstra. E que ficará ainda mais atraente nos próximos meses, com a conclusão de uma série de investimentos no entorno da escultura.

A proposta de “Revitalização do Cristo Redentor” foi aprovada pelo governo estadual no início do ano por meio do programa Avançar no Turismo. Para o complexo turístico estão previstos quase R$ 300 mil para oportunizar o básico para os visitantes (banheiros e ajardinamento). Porém, o projeto é macro e mais à frente também está previsto um mirante em estrutura de vidro, e ainda uma área de conveniência, com restaurante e outros atrativos na área do lazer e gastronomia. Aliado ao avanço do Trem dos Vales, Guaporé tem tudo para avançar no turismo.


TIRO CURTO

• A Vovolar, uma das entidades sociais mais emblemáticas de Lajeado (em breve completa 40 anos de fundação), está precisando de auxílio financeiro e de muito apoio do voluntariado local. A dívida atual é próxima de R$ 30 mil. O espaço possui capacidade de acolher até 16 idosas. E eles precisam da sua ajuda.

• Prefeito de Estrela, Elmar Schneider será eleito presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). A eleição entre os prefeitos associados ocorre amanhã, durante Assembleia Geral. O evento ocorre na sede da entidade, em Estrela. Aliás, a poucos metros do gabinete de Schneider. E a estrutura deve receber políticos de peso a partir de janeiro.

• Em Arroio do Meio, e de forma extraoficial, a oposição garante que não vai “trancar por trancar” os projetos de lei do Executivo, conforme provocação deste colunista no fim de semana. Aliás, vereadores questionam: por que o município não realiza concurso público?

Acompanhe
nossas
redes sociais