Com 40 anos de atividades completados em 2022, o Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Sindicabes) inaugurou ontem a galeria dos ex-presidentes. O espaço foi apresentado em cerimônia com participação de profissionais do setor, familiares dos dirigentes falecidos e representantes de entidades parceiras do sindicato.
Foram homenageados Arnildo Eckhardt, fundador e primeiro presidente da entidade cargo que ocupou por congo gestões, Felix Batista Ghisleni, João Daniel Schneider, Geci Martins, Paulo Francisco Tacares Rodrigues e Dinah Knack. A atual presidente do Sindicabes, Ana Lídia Jantsch também compõe a galeria.
A cerimônia foi marcada por discursos emocionados, com destaque para o trabalho desenvolvido pelos pioneiros que fundaram e consolidaram a entidade. “É nosso dever fazer esta justa homenagem, para que nunca esqueçamos quem fez parte da nossa trajetória”, afirmou Ana Lídia. Também participaram do evento o presidente do Sindiojas-VT, Giraldo Sandri e a diretora do Senac Lajeado, Etiene Azambuja.
Mais de 50 pessoas integraram Fórum de Governança
O último módulo do Fórum de Governança em Empresas Familiares 2022 foi realizado na sexta-feira, 9, com participação do co-fundador do IBGC/Porto Alegre e IBEF/Porto Alegre, Jairo Gudis. Desenvolvido pela Acil e pelo IBGC, o evento abordou as formas de estruturar o processo de governança corporativa nas empresas familiares e teve participação de cerca de 50 pessoas de 20 empresas diferentes.
Após a palestra, os empresários foram separados em grupos e provocados a responder questionamentos capazes de contribuir para o crescimento dos negócios. Os grupos de trabalho foram supervisionados pelos facilitadores do IBGC, Camile Bertolini Di Giglio, Carlos Diehl, Jaime Drebes e Fernando Röhsig.
RÁPIDAS
• Entre os melhores do Brasil – A Fruki Bebidas foi elencada pela 3º vez como uma das melhores indústrias para se trabalhar no Brasil, conforme pesquisa da consultoria Great Place to Work (GPTW). A empresa ficou em 12º lugar entre as 50 indústrias nacionais de médio porte com melhor ambiente de trabalho. Em outubro, a Fruki já havia sido citada, pela décima vez, entre as melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul e, em julho, recebeu a certificação GPTW.
• Capacete Rosa – Programa voltado para o empoderamento e inserção de mulheres no mercado de trabalho da construção civil, o Capacete Rosa teve as atividades de 2022 encerradas com atividades em parceria com a Univates. Desenvolvido pela Associação Marines, o programa tem participação de 14 mulheres, hoje aptas a ocupar espaço em um dos segmentos mais promissores da região, mas cujo ambiente ainda é predominantemente masculino. A atividade na Univates incluiu revisão dos conteúdos trabalhados durante o ano, além de um tour pela Universidade, com destaque para o Laboratório de Tecnologias da Construção – Latec, onde serão realizadas as aulas do projeto a partir de fevereiro.
• Remuneração aos associados – A Sicredi Integração RS/MG depositou ontem nas contas de 76 mil associados um total de R$ 5,93 milhões, referentes a remuneração por juros ao capital. Os valores são divididos proporcionalmente ao saldo médio de capital social investido de associado. A correção sobre o valor foi de 11,48%, numa variação de 100% da Taxa média da Selic do período. Presidente da cooperativa, Adilson Metz afirma que a remuneração reafirma a transparência na gestão dos recursos e evidencia a importância da participação de cada associado. Consultas quanto ao recebimento dos valores podem ser realizadas no aplicativo do Sicredi, Internet Banking, pelo WhatsApp (51) 3358-4770 ou diretamente nas agências.