A Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado terá mais 17 horas médicas disponíveis entre 17h e meia-noite. A ampliação no serviço visa atender a demanda que aumentou, conforme os dados divulgados pelos gestores da central que fica no bairro Moinhos D’Água. A previsão é que o serviço no novo formato funcione a partir desta terça-feira (13).
A mudança ocorre no dia seguinte em que ocorreu reclamação pela demora no atendimento. Entre as pessoas que afirmar terem ficado por horas no local está a moradora de Lajeado Júlia Silva. Ela estava acompanhando a filha de 21 anos, que apresentava mal-estar. “Chegamos por volta de 8h20min da manhã, aguardamos e ela só foi atendida por volta das 15h. A UPA estava cheia, mas estava bem demorado”, descreve.
Média superior a 300 atendimentos diários
De acordo com informações divulgadas pela direção da UPA, entre 1º e 11 de dezembro foram 3.230 pessoas que compareceram ao local. Destes, 82% eram pacientes com casos pouco ou não urgentes. Somente na última semana foram 306 atendimentos diários em média. A dimensão atual da UPA é para 225 pessoas recebidas.
O maior fluxo ocorre na primeira metade do dia e início da noite. Conforme informações repassadas pela direção da UPA, 11% da demanda corresponde a síndromes gripais.
Confira a participação do repórter Henrique Pedersini no programa “O Vale em Pauta”