A reconquista do Centro Histórico de Lajeado é um movimento nobre. Mas caminha a passos lentos. Na gestão do ex-prefeito Luís Fernando Schmidt (PT), o Executivo municipal realizou melhorias no Porto dos Bruder, e investiu na reforma do Belvedere Aldino Aloísio Gallas, junto à Rua Osvaldo Aranha, e às margens do Rio Taquari.
Outra importante obra foi a remodelação de toda a calçada no entorno da popular Praça da Matriz, além de outras intervenções próximas à orla. Durante o governo de Marcelo Caumo (PP), e com o fortalecimento e protagonismo do Comitê Gestor do Centro Antigo, surgiram ainda mais avanços. Tudo ao seu tempo, reforço.
O governo Caumo acertou em cheio ao levar o Laboratório de Inovação Governamental e Social (Labilá) para o centro antigo, e acertou ainda mais ao criar o Parque Ney Arruda e expandir a área de passeio junto ao Porto dos Bruder. Para o futuro, também está prevista a compra do prédio histórico em frente ao Labilá, onde hoje funciona um pequeno hotel. São avanços que renovam a esperança de quem vê futuro (e com razão) nas construções e espaços públicos do passado. E o melhor. São avanços que instigam a iniciativa privada. E os investidores e empreendedores já perceberam as novas e assertivas oportunidades e “compraram” a briga.
É tudo muito incipiente. Mas já é notório o número de novos estabelecimentos comerciais no trecho final da Av. Benjamin Constant, por exemplo. Até pouco tempo, era uma região pouco frequentada pelo público em geral e pouco atrativa aos novos empreendimentos. De certa forma, era uma área marginalizada e insegura. Quase abandonada.
Mas a chave virou. Pouco a pouco e os gestores e empresários devolveram vida ao espaço mais nobre e histórico da principal cidade do Vale do Taquari. E as boas novas não param por aí. Há previsão para novos investimentos na Rua Borges de Medeiros, especialmente nas proximidades com a Rua Júlio de Castilhos. Aguardemos!
Sem 13º salário
Na edição dessa sexta-feira, publiquei sobre o requerimento assinado pela vereadora de Lajeado, Paula Thomas (PSDB), abrindo mão do 13º salário como parlamentar. Após a publicação, o vereador Alex Schmitt (PP) entrou em contato e garantiu: também já abriu mão do valor extra. Da mesma forma, a assessoria de Sérgio Kniphoff (PT) reforça que o petista, como de costume, também não vai aceitar o pagamento. Assim como o ex-petista, Heitor Hoppe (PP), que sempre abriu mão do 13º salário da câmara lajeadense. E os demais?
Messi x Cristiano Ronaldo
O Brasil não merecia o castigo. Mas a Croácia mereceu passar. Afinal, foi efetiva, assertiva no momento certo, e não jogou sujo. Muito pelo contrário. A atual vice-campeã do mundo atua de forma estratégica dentro de campo, coerente com suas limitações técnicas, e não dá margens para reclamações extracampo.
Dito isso, e por óbvio, seguirei acompanhando a Copa do Mundo do Catar. E vou torcer por uma final entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Ou seja, Argentina e Portugal. E com uma torcida muito maior para quem nunca levantou o mais cobiçado troféu entre todas as modalidades e competições esportivas do mundo
Um novo hotel para Taquari
Vice-prefeito e coordenador da Secretaria de Indústria e Comércio de Taquari, Ramon de Jesus fez um chamamento público durante o programa Frente e Verso dessa sexta-feira. Segundo ele, o governo aguarda contatos de empreendedores interessados em construir um novo hotel na cidade-mãe do Vale do Taquari. Há empreendimentos hoteleiros no município.
Mas, e diante do exponencial crescimento econômico registrado nos últimos anos, que resulta em visitas constantes de novos investidores e empresários, o Executivo chama a atenção para a necessidade de um novo complexo para garantir melhor qualidade na hospedagem. Em suma, um hotel para atrair um público mais segmentado, e com capacidade para sediar eventos.
TIRO CURTO
– É impressão do contribuinte ou os vereadores de oposição resolveram “trancar por trancar” os projetos do governo de Arroio do Meio, prejudicando o andamento da máquina pública?
– Envolvido em uma investigação do Ministério Público sobre suposto nepotismo, o Secretário de Justiça do RS, Mauro Hauschild, não titubeou e participou de ato público no Presídio Estadual de Lajeado, na sexta-feira.
– O governo de Lajeado encaminhou projeto à câmara para regulamentar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indicador de inflação oficial do município, especialmente para fins de reajustes tributários anuais. O indicador é utilizado nos últimos anos. Mas, e para evitar que se mude a bel prazer, o Executivo quer o crivo do Legislativo.
– Prefeito de Estrela, Elmar Schneider será o novo presidente da Amvat. E ele quer empoderar a entidade. Além dos prefeitos de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), de Teutônia, Celso Forneck (PDT), e Jarbas da Rosa (PDT), de Venâncio Aires, Schneider vai chamar os prefeitos de Taquari, André Brito (PDT), e de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP), para compor a expressiva diretoria.
– Na sexta-feira à noite, na câmara de Taquari, o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, recebeu o título de Cidadão Taquariense. A cidade-mãe do Vale é reconhecida por “exportar” políticos. Ex-presidente do Brasil na década de 60, Artur da Costa e Silva nasceu no município. Em 2022, destaque para o taquariense Marcos Bizarro (PSDB), prefeito de Coronel Fabriciano (MG), que assumiu recentemente a Associação Mineira de Municípios.
– Uma “investigação” jornalística realizada por um grande veículo de comunicação do Estado “descobriu” que os vereadores de Encantado, Diego Pretto (PP) e Joel Bottoni (PSDB), além do vice-prefeito de Anta Gorda, Robledo Andreolli (União Brasil), participaram das recentes manifestações políticas às margens da ERS-129. E eu pergunto: e daí?