Comerciantes do município estão otimistas em relação às vendas para o Natal. Nestes dias que antecedem a principal data comercial do ano, o varejo da cidade atende em horário estendido e fica aberto também aos domingos. Amanhã, as lojas funcionam até às 19h.
Proprietário de uma loja de brinquedos, Volmar Parise afirma que o horário estendido favorece o consumidor, hoje acostumado às opções com atendimento noturno. “Tanto no shopping como em lojas às margens da BR, o horário vai até mais tarde. O comércio de rua precisa se adaptar para não perder mercado.”
Conforme Parise, a decisão da CDL em concentrar o horário diferenciado para mais perto da data foi acertada, devido ao hábito dos clientes de deixar as compras de Natal para a última semana. Segundo ele, nesse ano o comércio de brinquedos foi levemente prejudicado pela Copa do mundo, mas a expectativa é de bons resultados. “Nossa previsão é de elevar as vendas, principalmente entre os dias 18 e 24”
Gerente de uma loja de confecções e calçados, Sabrina Lovera já opera em horário estendido desde o início da semana. “O horário do início da noite concentra as maiores vendas porque os consumidores conseguem fugir do calor.”
Ela também projeta crescimento no faturamento desse ano, com grande expectativa quanto ao funcionamento aos domingos – dia preferido por parcela significativa de clientes. Ainda destaca o início das operações do PIX parcelado, modalidade que permite o parcelamento de compras sem necessidade de cartão de crédito ou crediário. “É uma novidade que deu grande impulso às vendas desse ano.”
A expectativa para as vendas de Natal também são grandes para Dolores Becker, gerente de uma joalheria e ótica. Segundo ela, o pós-pandemia trouxe as pessoas de volta para as ruas e fortaleceu o varejo físico. “Pretendemos vender muito.”
Os horários especiais autorizados para o comércio desse ano incluem expediente das 16h às 21h nos domingos 11 e 18. Na semana de 19 a 23 de dezembro, os estabelecimentos comerciais operaram até as 21h.
Projeção
A CDL Lajeado projeta crescimento de 8% a 10% no Natal desse ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Presidente da entidade, Aquiles Mallmann afirma a projeção definitiva será apresentada na semana antes do Natal, entre os dias 19 e 23 de novembro. “A expectativa é de até aumentar as projeções devido a forte movimentação que vemos no comércio.”
Pesquisa desenvolvida pela Fecomércio-RS em todo o Estado mostra que 48,7% dos gaúchos pretende comprar presentes no Natal. Entre os presentes mais escolhidos para a data, destaque para artigos de vestuário (66,2%), brinquedos (40,8%) e calçados (10,4%).