Associados da paróquia São Francisco Xavier retomam neste domingo,11, a Franziskus Fest. A festa ocorre há 30 anos na cidade, ficou suspensa em 2020 e 2021 em função da pandemia. A programação conta com missa entre as 11 comunidades pertencentes a Igreja Matriz, almoço e baile no Clube Centro de Reservistas.
O evento tradicional em Santa Clara do Sul é uma forma de envolver as comunidades, devotos de São Francisco Xavier e Santa Clara de Assis, que neste ano tornou-se padroeira do município por meio de Lei Municipal. Essa é a visão do pároco Ênio Orlando Griebeler. “É uma celebração e integração entre as pessoas neste final de ano”.
Dentro da tradição da Franziskus Fest, Griebeler, desde novembro, organizou o roteiro de peregrinação e bênção com as imagens do padroeiro pelas 11 comunidades pertencentes à paróquia. Fiéis passaram pelas comunidades Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus de Nova Santa Cruz, Santa Maria Goretti, São João Batista de Sampainho, São Luiz Gonzaga de Picada Santa Clara e Lar das Irmãs. Em Cruzeiro do Sul, a peregrinação passou pela comunidade São José Alto Picada Aurora, Nossa Senhora da Medianeira na Picada Aurora, São João Batista do Canarinho.
No domingo, a Igreja Matriz recebe a imagem no encerramento do roteiro. Antes da missa o quadro com Santa Clara de Assis será trazido pelas Irmãs da Divina Providência. A festa também conta com brinquedos infláveis, sorteio de brindes e tendas com torta, picolé, sorvete e saladas de fruta.
Todo o lucro revertido no evento é destinado para melhorias nas sedes das comunidades. O evento promovido pela paróquia conta com o apoio das empresas Central Tintas, Neumann, Incores, Fligen, Thomas Materiais Elétricos e Sicredi.
Para saber
O nome Franziskus Fest foi instituído em 1991 pelo pároco Roque Hammes e a diretoria do Conselho Paroquial de Administração, formado por Paulo Décio Goergen, Pedro Canísio Mallmann e Claudir José Bald.
Programação
8h30min – Missa
11h30min – Almoço
13h30min – Baile