O CTG Querência do Arroio do Meio foi fundado em 6 de dezembro de 1984. No último dia 6 de dezembro completou 38 anos. O primeiro Patrão foi o Sr. Leodi Luiz Pavi. O Patrão hoje é seu Clécio Schwarzer, na terceira gestão, e dia 15 agora haverá nova eleição, e ele está candidato à 4ª gestão. Parabéns ao Querência do Arroio do Meio.
O primeiro mate é do dono. Por quê?
A Nação Guarani era dividida em inúmeras tribos, dialetos, interesses e os costumes eram muito flexíveis, não havia territórios e sim regiões.
Quando se reuniam, havia uma cerimônia obrigatória, um ato de educação e diplomacia, o anfitrião fazia o mate na frente das visitas e bebia ou cuspia o primeiro para provar que não tinha nada ou não estava envenenado.
Por este motivo, ao fazer o mate e cevar na frente de seus amigos, mais do que um ato de saúde e de prazer, estamos fazendo um ato de entrega, de compromisso em nos dedicarmos ao diálogo e à paz.
O causo do lobisomem no cemitério
Aproximadamente na década de 70, na Rua 2 de Novembro, onde até hoje se encontra o Cemitério Católico da cidade de Rio Grande, atuava o famoso “Lobisomem do Cemitério”.
Pessoas que passavam tarde da noite por ali diziam que um estranho bicho aparecia sempre à meia noite. Assim que alguém passava,
ele do alto do muro do cemitério assustava as pessoas. Mas o segurança da Viação Férrea não acreditava que havia lobisomem.
Então ele resolveu vigiar uma noite inteira o cemitério para ver se o que falavam era verdade. Assim que deu meia noite em seu relógio, ele ficou atento. Foi aí que ele ouviu um uivo muito alto. No instante uma senhora passava pela frente do cemitério, e o lobisomem pulou do muro. O segurança atirou nele , e o lobisomem saiu em disparada. E nunca mais se ouviu falar nele.