INSS alerta governo que deve paralisar atividades por falta de recursos

bloqueio de orçamento

INSS alerta governo que deve paralisar atividades por falta de recursos

Instituto responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários encaminhou ofício à Secretaria de Orçamento Federal. Autarquia afirma não ter como seguir com os serviços essenciais e deve paralisar na quarta-feira

INSS alerta governo que deve paralisar atividades por falta de recursos
Sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Brasília (DF) (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou o governo federal que deve paralisar as atividades, na próxima quarta-feira, 7, devido aos recentes bloqueios orçamentários.

Em ofício enviado ao secretário de Orçamento Federal, do Ministério da Economia, Ariosto Antunes Culau, o órgão afirma que “a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir da próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, bem como deslocamentos de servidores de forma imediata, impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS”.

Isso poderá levar ao fechamento de agências, suspensão de perícias, atrasos em pagamentos do INSS e interrupção de contratos com terceirizados. O ofício é assinado pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, e foi encaminhado à Secretaria de Orçamento na sexta-feira, 2, com o assunto o “impacto das restrições orçamentárias no âmbito do INSS”.

Acompanhe
nossas
redes sociais