Num primeiro momento, podemos entender que a entrega da mercadoria é o ponto final do trabalho de um empreendimento. Na realidade, é após este acontecimento que se inicia uma das etapas mais importantes para o relacionamento da empresa com o seu cliente.
Muitos profissionais, especialmente das equipes comerciais, acham que seu trabalho atinge o objetivo quando eles conseguem fechar uma venda. É justamente aí que começa o verdadeiro processo comercial, fase em que surgem possibilidades futuras de manutenção e ampliação de novas oportunidades de negócios. Algumas características são impactantes quando avaliadas sob o foco de prestador de serviços e não apenas como entrega de um bem.
Atualmente, os produtos, de maneira geral, estão se tornando semelhantes quanto a sua utilidade, pouca coisa os diferencia. A principal razão de escolher um e não outro, é que de alguma forma ele satisfaz uma necessidade através de algum serviço. Ao longo do tempo, você pode até manter a sua participação de mercado com uma característica distinta, mas a tendência é que seus competidores o alcancem logo.
A participação é mantida e ampliada por meio de mercados “cativos” (marca/tradição), adicionada por serviços ao consumidor. Os consumidores, na sua maioria, são fortemente atraídos por produtos integrados. O produto chamado comum normalmente é vendido com base no preço. O produto aprimorado tem sua força na qualidade. O produto integrado às relações com o cliente são a base de sua sustentação, e aí o pós-vendas entra com força.
Considerando que um bom relacionamento pode manter e desenvolver novas oportunidades, selecionei algumas dicas catalogadas por empreendedores com bons resultados no mercado:
– Uma boa trilha de atendimento facilita o contato do cliente com a empresa. Uso de tecnologia é um fator necessário neste processo;
– Demonstre interesse sincero por seu cliente, na entrega de soluções possíveis , sempre disposto a ajudar ;
– Mantenha um bom canal de comunicação, gerando clientes bem informados. Os clientes adoram receber informações que os façam aproveitar melhor suas aquisições. Neste aspecto, uma boa entrega técnica é fundamental;
– Escute muito.
Clientes “ difíceis” são melhores que os inexistentes. Ouvir com atenção é o melhor caminho. Transferir a responsabilidade para outro “setor” da empresa dá impressão de insegurança e falta de profissionalismo. É uma fuga da solução. Uma agenda de contatos atualizada facilita a criação de uma rede de conexão com o consumidor e amplia o potencial de fidelização. São algumas maneiras de estruturar a operação de bom atendimento. Investir no pós-vendas é extremamente vantajoso e dá retorno.