Empreender é realizar os sonhos de quem se arrisca e investe, mas também do público consumidor. Afinal, produtos e serviços podem melhorar e facilitar a vida das pessoas. Exemplo disso é a Redemac Mezzacasa, que desde 2005 atua em Lajeado e viabiliza tudo que é necessário para projetos do setor de construção civil, um dos maiores sonhos das famílias brasileiras. Nada mais apropriado que essa trajetória esteja estreitamente vinculada a uma família, a Mezzacasa.
No ano de 1970, Ivalino Mezzacasa se mudou para a região central de Lajeado com um só objetivo: ser dono de seu próprio negócio. Sua primeira oportunidade aconteceu com um pequeno armazém, que ele manteve por cinco anos. Tudo mudou quando conseguiu se tornar representante de marcas. “Ele se tornou distribuidor da linha de produtos da Dália Alimentos e gostou. Nos anos 1980, incorporou a distribuição de iogurtes da Nestlé e da Danone”, explica Marcelo Mezzacasa, filho de Ivalino e atual Diretor da Redemac Mezzacasa.
Na virada de 1990 para 1991, Ivalino teve a oportunidade de comprar a empresa que distribuía a cerveja Brahma em Lajeado. Em 1997, Ivalino abriu mão da distribuidora e abriu uma revenda de caminhões. E foi neste cenário que Marcelo, então com 18 anos, entrou nos negócios do pai. Como empreender era a essência da família, entre 2001 e 2004, eles administraram uma concessionária de serviços de manutenção de bombas. O sucesso despertou o interesse do mercado e culminou na venda da empresa.
Neste cenário, a tradicional Constrular, especializada em materiais de construção, estava à venda. A dupla decidiu investir. “Isso aconteceu em maio de 2005 e representou um trabalho de reformulação da empresa. Pegamos o cavalo encilhado. Foi um grande desafio”, avalia Marcelo.
No final de 2005, a Redemac, rede associativa de lojas de materiais de construção fundada no ano 2000, procurou a dupla de sócios para iniciar uma parceria. Os números e perspectivas de negócio eram interessantes, o que motivou o acordo. A empresa, assim, foi rebatizada como Redemac Mezzacasa. “Fiquei ao lado do pai, mantendo vivo seu sonho empreendedor. E ser empreendedor é uma grande missão, que repercute no mercado, mas também na vida e na família dos nossos colaboradores”, avalia Marcelo.
Hoje, a empresa já está na sua terceira sede e pronta para crescer ainda mais. “O objetivo é entregar uma experiência inovadora que contemple as necessidades dos consumidores e, principalmente, a velocidade dos novos tempos”, conclui. Tudo isso sem perder a essência que move a família há mais de 50 anos: o empreendedorismo.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro na programação na Rádio A Hora 102.9: