Se a cidade de Lajeado tem um DNA empreendedor, é porque existem lajeadenses que possuem esse gene voltado aos negócios. Um exemplo disso é Fernando Renner, proprietário da Renner Automóveis, que, com 33 anos de carreira, completa 5 anos à frente da própria empresa.
Nascido em Lajeado, a trajetória de Fernando Renner no mundo dos automóveis começou cedo. Criado pelo tio e pela avó depois de perder os pais precocemente, foi através da base familiar forte da família que Fernando aprendeu o que era certo e errado. Tanto é que hoje, com 33 anos de carreira, essa base ainda é um dos alicerces da Renner Automóveis.
“Sempre gostei de carros, mas comecei vendendo peças de moto na empresa de um primo. Quando tinha 20 anos, fui chamado para ser vendedor na Motomecânica, onde fiquei por 12 anos. Depois disso, decidi abrir um negócio com meu colega de profissão Antônio Trevisol”, relembra.
A parceria, que durou 16 anos, trouxe muito trabalho e sucesso para o jovem empreendedor, que cada vez mais entendia o mercado e como ele funcionava. Contudo, em determinado momento, Renner entendeu que era hora de seguir carreira solo. Através do incentivo dos amigos, nasce então a Renner Automóveis.
A empresa, como é conhecida hoje, atua no mercado desde 2017. O segredo que consolidou a marca na cidade vem do empenho e dedicação por parte de Renner, além do entendimento do cliente e suas necessidades. Além disso, o apoio dos amigos e familiares durante a carreira é prova de como ter uma base forte é essencial para o sucesso do empreendimento.
“Hoje, Lajeado é um polo, mas pra alimentar uma empresa, tem que ir pra fora e buscar mercadoria e conhecimento. Não adianta vender qualquer coisa. O vendedor tem que ser também um consultor. Tem que entender a necessidade de cada cliente e agir de acordo”, explica.
Apesar do sucesso do negócio, Renner percebe que as tecnologias vêm para mudar o mercado. A necessidade de manter uma estrutura nos moldes de hoje diminui cada vez mais. É necessário que o empresário entenda o mercado e mude com ele, a fim de manter o negócio relevante.
“A concorrência é muito grande. Eu vendo qualidade, não vendo preço. Mas estamos aí pra ajustar as velas do barco e não reclamar do vento. Lajeado é uma região muito forte”, conclui Renner que, com seus 53 anos, ainda tem muita força de vontade para manter o negócio e mostra, através de sua trajetória, muito do que faz Lajeado ser referência em empreendedorismo.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro na programação na Rádio A Hora 102.9: