Ocorreu nesta terça-feira (29), a formatura dos alunos que tiveram aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Lajeado. No total, 640 crianças das redes municipal, estadual e privada participaram da cerimônia que ocorreu no Teatro Univates.
De acordo com a Capitã Carmine Brescovit da Brigada Militar, que coordena as atividades do Proerd na região, o programa é o “carro chefe de prevenção da Brigada”.
“Orientamos esses jovens com informações sobre o que é ser um bom cidadão, a importância de saberem seus direitos, cumprirem seus deveres. Além de evitar situações de violência e dizer não para as drogas, que é o nosso chamamento principal”, pontua a capitã.
A formatura contou com a participação dos alunos, professores, familiares e da equipe da Brigada Militar.
“Esse momento é o encerramento das atividades no ano, um momento de comemoração. Os alunos prestam compromisso de seguir o que aprenderam em sala de aula, de serem bons cidadãos para o próprio bem deles, da família e da comunidade”, diz Carmine.
O programa formou 640 crianças, sendo a maioria alunos do 5º do Ensino Fundamental, além de duas turmas da educação infantil e duas turmas do 7º ano.
Durante o ano, foram 10 encontros por turma. Cada um com cerca de uma hora de duração. Os alunos receberam uma cartilha com atividades e orientações.
Ainda nesta semana ocorrem formaturas em outros municípios da região. Nesta quarta-feira (30), será a vez dos alunos de Teutônia. Já na quinta-feira (1º) a formatura ocorre em Estrela e na sexta-feira (2) em Paverama.
Ouça a entrevista na íntegra: