“Sempre acreditei nas belezas do Vale”

ABRE ASPAS

“Sempre acreditei nas belezas do Vale”

Morador de Arroio do Meio, o jornalista Fábio Alex Kuhn administra o @365_vezes_no_vale no Instagram. Em menos de três anos, a página criada em uma pós-graduação se consolida como um dos principais projetos de divulgação turística da região.

“Sempre acreditei nas belezas do Vale”
Crédito: Divulgação
Lajeado

Por que criou o @365_vezes_no_vale?
Fiz uma pós-graduação na ESPM, de Porto Alegre. Na cadeira de Mídias Digitais, o professor nos desafiou a criar uma página no Instagram para testar as técnicas aprendidas em aula. Como achava nossa região muito bonita, mas pouco divulgada, acabei criando um projeto para mostrar as belezas do Vale do Taquari.

Da onde surgiu essa percepção que o Vale tem potencial turístico?
Foi da minha vivência como repórter. Trabalho como jornalista desde os 18 anos e tive oportunidade única de circular por todo interior do Vale. Foi cobrindo uma das antigas edições da Gincana The Horse que conheci o Morro Gaúcho. O ponto turístico de Arroio do Meio fica a 15 minutos da minha casa, mas levei quase 20 anos pra ir lá a primeira vez. Acho que esse foi o primeiro momento onde percebi que era necessário divulgar mais a região.

O que significa o nome 365 vezes no vale?
Coloquei esse nome pois, para provar que o Vale tem atrativos, iria publicar diariamente uma foto na região. Então o 365 vezes fazem alusão aos dias do ano. No decorrer do projeto, comecei a ganhar ajuda dos seguidores que mandam fotos de seus passeios pela região.

Tem algum ponto turístico preferido na região?
Gosto muito de quedas de água então indicaria às pessoas conhecerem lugares como a Cascata do Trovão (Canudos do Vale), Cascata do Moinho (Progresso) e Perau do Facão (Arvorezinha). São todos lugares com acesso respectivamente fácil e com uma energia muito bacana.

Quais os locais do Vale que percebe serem mais visitados?
Acho que são os viadutos da Ferrovia do Trigo, principalmente o V13, que é a maior ponte férrea das Américas. Por esses lugares passa o Trem dos Vales. Não a toa, dizem que é o passeio pelos trilhos mais bonito do Brasil, pois lá há paisagens de tirar o folego.

Como vê o turismo no Vale do Taquari atualmente?
O turismo regional está em seu melhor momento. O Cristo de Encantado, Trem dos Vales e as mobilizações da Amturvales fazem os empreendedores acreditarem no potencial da região e isso resulta em vários atrativos surgindo praticamente diariamente. Sempre acreditei nas belezas do Vale do Taquari e é legal ver que essa ideia está se difundindo cada vez mais nas nossas comunidades.

O que falta para o turismo do Vale do Taquari se consolidar ainda mais?
Talvez fazer ainda mais pessoas acreditarem. Vejo que no passado o turismo era visto como um custo. Hoje já se percebe que a busca por investimento é um investimento que pode melhorar a qualidade de vida para todos. Turismo significa renda extra, cidades mais bonitas e autoestima elevada. Regiões próximas a nós como a Serra Gaúcha foram transformadas pelo turismo. Por que o Vale não poderia ser também?

Acompanhe
nossas
redes sociais