Jogador mais valioso do mundo, Kylian Mbappé mostrou porque é um dos principais candidatos à craque da Copa do Mundo. Em dois lances no segundo tempo, ele decidiu a favor da França, que derrotou a Dinamarca por 2 a 1 neste sábado, 26, e se tornou a primeira seleção matematicamente classificada às oitavas de final.
O atacante do Paris Saint-Germain já havia levado perigo à meta adversária no primeiro tempo, mas foi na etapa final em que os gols saíram. Aos 15 minutos, em jogada combinada com Theo Hernandez, Mbappé abriu o placar para os franceses. Os nórdicos reagiram rápido e empataram com Andreas Christensen, aos 22.
Após um momento de equilíbrio na partida, a França conseguiu desempatar aos 40. Em ótimo passe de Antoine Griezmann, Mbappé aproveitou e mandou para o fundo da rede, confirmando a segunda vitória em dois jogos dos Bleus.
Com seis pontos, a França lidera o Grupo D e fica em situação confortável para garantir a liderança da chave no duelo contra a Tunísia, na última rodada. Já a Dinamarca segue com apenas um ponto e terá que vencer a Austrália se quiser avançar de fase.
Fim da maldição
Além de conquistar mais três pontos, a França deu fim a uma “maldição”. Nas últimas três copas, as seleções que entraram no torneio como atuais campeãs fracassaram e caíram ainda na fase de grupos.
Itália (2010), Espanha (2014) e Alemanha (2018) deram adeus à Copa do Mundo antes dos mata-matas. O último a passar de fase havia sido o Brasil, em 2006. A própria França, em 2002, também ficou pelo caminho nos grupos.