Saiu a segunda zebra da Copa do Mundo do Catar. A Alemanha não matou o jogo quando pôde e foi surpreendida pelo Japão. A equipe asiática saiu atrás no primeiro tempo, mas buscou a virada e venceu por 2 a 1. Com isso, toma a frente no Grupo E, que ainda conta com Espanha e Costa Rica.
A chave é apontada como uma das mais complicadas do Mundial. No entanto, todas as previsões indicavam que Alemanha e Espanha avançariam. Agora, os alemães passam a correr risco de não se classificar.
A equipe europeia abriu o placar aos 33 minutos, em cobrança de pênalti, com Gundogan. Além disso, colecionou chances, mas não soube finalizar com qualidade. Foram 19 finalizações, com 9 delas no gol.
O empate e a virada japonesa vieram já na reta final da partida. Primeiro aos 75 minutos, com Doan, e depois aos 83, com Asano. Após isso, a equipe se fechou e segurou o ímpeto alemão para conquistar os três pontos.
Os dois times voltam ao campo no domingo. O Japão encara a Costa Rica e, se vencer, estará classificado. Já a Alemanha enfrenta a Espanha e, se perder, dará adeus à chance do pentacampeonato.