Lajeado Open coloca o Vale e o CTC na rota do tênis internacional

Competição mundial

Lajeado Open coloca o Vale e o CTC na rota do tênis internacional

Com presença da lenda Björn Borg, ex-número 1 do mundo, torneio iniciou ontem com a disputa do qualifying

Lajeado Open coloca o Vale e o CTC na rota do tênis internacional
Lajeado Open iniciou ontem e segue até domingo. No total, são 25 mil dólares distribuídos em premiação Fotos: Caetano Pretto
Lajeado

O Vale do Taquari entra no cenário mundial do tênis ao realizar pela primeira vez um torneio internacional. Desde ontem, o Clube Tiro e Caça realiza o 1º Lajeado Open, competição que vale pontos para o ranking da Federação Internacional de Tênis. São 25 mil dólares em premiação.

Os primeiros jogos nas quadras de saibro do CTC iniciaram na manhã dessa segunda-feira e seguiram por todo o dia. No primeiro momento foram disputadas as partidas do qualifying, onde os tenistas de diversos países buscam vaga na chave principal do torneio. Foram oito classificados após os 19 jogos do primeiro dia.

A competição tem como destaques atleta como o argentina Hernan Casanova, número 223 do ranking da ITF, o britânico Jan Choinski (284º), o alemão Louis Wessels (294º), entre outros. Entre os brasileiros, se destacam Pedro Boscardin (347º), Gustavo Heide (378º) e José Pereira (397º). Além deles, os campeões da Copa Davis Júnior há alguns dias na Turquia, os juvenis João Fonseca, Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida também estão confirmados.

“A expectativa é a maior de todas. Estamos com uma chave super forte com tenistas de primeira linha. O time brasileiro que venceu a Copa Davis Júnior está aqui. Acreditamos que o evento será um sucesso. Contamos com toda a participação da comunidade e dos sócios. O clube vai estar aberto e pronto para receber os atletas e arbitragem. Estamos muito empolgados com a realização deste torneio”, projetou o ex-presidente e atual membro do conselho do CTC, Ney Arruda Filho.

Lenda do tênis, ex-número 1 e campeão cinco vezes consecutivas do Torneio de Wimbledon, Björn Borg está em Lajeado acompanhado do filho Leo, competidos do Lajeado Open

Lenda do tênis em Lajeado

Enquanto são definidos os atletas que avançam para a chave principal do Lajeado Open, a organização do evento anunciou na tarde de ontem o último convidado para participar da competição, o sueco Leo Borg, filho da lenda Björn Borg.

“Para nós da organização é uma grande satisfação o Björg estar por três semanas no Rio Grande do Sul. Estamos muito satisfeitos com o Circuito, já tivemos sucesso em São Leopoldo, agora Lajeado e em seguida Vacaria. Estamos conseguindo fazer estes torneios serem tão importantes e com a presença de nomes de destaque do tênis mundial”, comenta José Carlos Ferreira Júnior, diretor da Quadra Eventos e do Lajeado Open.

Hoje com 66 anos, Björn é considerado um dos principais tenistas da história. Ganhou entre 1973 e 1986 mais de 50 torneios. Entre eles, cinco vezes consecutivas o Torneio de Wimbledon e seis vezes o Torneio de Roland Garros. Em 1979 e 1980, terminou a temporada como o número 1 do ranking mundial.

Leo, de 19 anos, desponta como um dos nomes da próxima geração. Ontem os dois estiveram no Clube Tiro e Caça para conhecer a estrutura e as quadras em que serão disputadas as partidas. Enquanto isso, Björn fazia fotos e distribuía autógrafos aos fãs.

Guardiões das quadras

Não é somente com raquetes em mãos que os trabalhos acontecem no Lajeado Open. Os jogos não aconteceriam sem a equipe responsável por organizador, limpar e cuidar das quadras de saibro. São quatro responsáveis que iniciam às 7h e encerram o trabalho somente após a realização da última partida, já na noite.

Um deles é Rildo Riefer, responsável palas quadras do clube há mais de dez anos. Durante a tarde de ontem, manifestava preocupação com o tempo e a probabilidade de chuva. “Se chover os jogos vão para as quadras cobertas, o que faz as partidas irem até tarde da noite, mas tudo é contornável. O vento, como ocorreu nesta segunda-feira, também atrapalha bastante”, disse. Junto dele, a equipe conta com Marco Antônio Veloso, Miguel Henicka e Jean Vargas.

O Lajeado Open (ITF 25) faz parte do Circuito Dove Men+Care Legión Sudamericana, que contempla no Rio Grande do Sul ainda o São Léo Open (Challenger 80) e o Vacaria Open (ITF M25). A competição tem o patrocínio de Água da Pedra, da Bebidas Fruki, é realizada em parceria com a Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, com promoção da Quadra Eventos e apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Além disso, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania do Governo Federal, também conta com o patrocínio de Lojas Benoit, Imec Supermercados, Ciamed, Tritec e Faros. Os apoiadores são a Galeteria Vó Duvina, Academia Bio Team, Free Viagens, Empório do Azeite, Motomecânica Locadora e Nutricionista Luisa Arruda.

Equipe responsável por cuidar da manutenção das quadras de saibro é formada por Marco Antônio Veloso, Rildo Riefer, Miguel Henicka e Jean Vargas

Acompanhe
nossas
redes sociais