Novembro Azul Sua saúde vale mais do que qualquer preconceito

Produzido por Estúdio Alfa

Novembro Azul Sua saúde vale mais do que qualquer preconceito

Consulta com especialista e exames preventivos, como o PSA e toque retal, são importantes para o diagnóstico precoce e aumento das chances de cura do câncer de próstata

Apresentado por

Se você é homem e tem mais de 50 anos, está na hora de fazer uma avaliação médica especializada e exames que podem auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de próstata, como o PSA e o toque retal. Caso existam alguns fatores de risco, como ser negro ou ter pai e irmão que tiveram a doença, por exemplo, o acompanhamento deve iniciar antes, entre 40 e 45 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.


Incentivar essa conscientização por meio da informação, desmistificando preconceitos e tabus, é um dos principais propósitos do Novembro Azul, explica a oncologista clínica do CRON, Dra. Camila Dagostim Jeremias. “Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Em geral, quando eles começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já podem estar em fase avançada. Este é um dos principais motivos para que as avaliações médicas sejam rotineiramente realizadas. Este é um mês importante para estimular os homens a pensarem mais em cuidado e prevenção”, reforça.

Chances de cura
O câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens no Brasil, depois apenas do câncer de pele não melanoma. Para 2022, são estimados mais de 65 mil novos casos no país. “Para mudar este cenário alarmante, é preciso que os homens comecem a cuidar mais da saúde, incluindo a mudança de hábitos para uma vida mais saudável e a realização das avaliações médicas e dos exames periódicos. Se descoberto em estágio inicial, as chances de cura do câncer de próstata podem variar de 90% a 95%.”

Prevenir, afinal a vida é o que importa!
Ao longo do ano, conforme Dra. Camila, o CRON trabalha ativamente na propagação de informações sobre a importância da avaliação médica especializada, da realização dos exames de rotina e do diagnóstico precoce dos tumores mais frequentes na população. “Durante o mês de novembro não é diferente. Inúmeros materiais informativos, palestras e incentivo ao estilo de vida saudável são estimulados, medidas importantes para evitar o câncer de próstata e diversas outras doenças crônicas”, salienta a oncologista clínica.

 

Quais os exames importantes?
• PSA: O teste mede a quantidade de PSA (proteína produzida pela próstata) em uma amostra de sangue. Embora muitos homens com câncer de próstata tenham uma concentração elevada de PSA, um nível alto não significa, necessariamente, que haja câncer. A causa mais comum para um PSA elevado é a hiperplasia prostática benigna, um aumento não maligno da próstata. Mas, também, um resultado de PSA na faixa normal não exclui a chance da doença.

• Toque retal: O especialista busca detectar nódulos, endurecimento ou assimetria da próstata, que podem ocorrer durante o câncer.

• Biópsia: caso exista uma suspeita de câncer de próstata pelos exames anteriormente citados, outros poderão ser solicitados, como a biópsia da próstata, com a retirada de pequenos fragmentos (pedaços) da próstata para serem analisados em laboratório.

 

Principais sintomas:
• Dificuldade para urinar
• Dificuldade para iniciar o jato urinário
• Dor ao urinar
• Desejo de urinar com frequência
• Incontinência urinária
• Presença de sangue na urina
(Importante: esses sintomas também são comumente atribuídos a outras condições não malignas).

Fatores de risco:
• Idade
• Etnia
• Fatores hereditários
• Fatores relacionados ao estilo de vida

Na imagem, observe uma próstata com tamanho e características normais e outra com aumento de tamanho e nodulações, alterações que podem estar presentes no câncer. Em razão deste aumento de tamanho da próstata, a uretra pode ficar comprimida, causando muitos dos sintomas relacionados à doença.

 

Dra. Camila Dagostim Jeremias
Oncologista Clínica do CRON