A sinergia e a união de esforços da gestão pública, iniciativa privada, universidade e sociedade é um dos impulsionadores dos resultados do Pro_Move Lajeado. O case com essas e outras percepções em torno do ecossistema de inovação criado no município foi o tema do painel promovido nesta quinta-feira, 17, na Expovale + Construmóbil.
Iniciativa da Prefeitura de Lajeado, contou com a participação do prefeito Marcelo Caumo, presidente da Acil Graciela Black e presidente da Fuvates Ney Lazzari. A atividade teve como convidada especial a jornalista do Grupo RBS, Giane Guerra, que mediou as abordagens em torno do Pro_move Lajeado e seus impactos sobre a economia regional.
O senso de comunidade elogiado pela mediadora permeou o painel e instigou os debatedores a comentarem mais situações práticas, como a de um curso intensivo de dez meses da Univates na área da tecnologia da informação. A iniciativa é uma alternativa à graduação e já vai para a segunda turma como forma de formar mão de obra qualificada para o setor.
Na Acil, uma das ações é a aproximação com startups. Conforme Graciela, a entidade quer promover uma conexão maior entre grandes e pequenas empresas, buscando ajudar e desenvolver soluções em conjunto. Entre outros projetos que também já estão em ação estão o Trilhas da Inovação, com estudantes do Ensino Fundamental, e o Pacto pela Paz, como foco na prevenção da violência.
O Pro_move Lajeado teve neste ano reconhecimento brasileiro ao vencer o Prêmio Nacional de Inovação “Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento”.