O Pacto Lajeado pela Paz apresenta resultados positivos em seus dois eixos de atuação. Essa é a impressão deixada na segunda edição do Fórum do programa, ocorrido na noite de ontem, no auditório do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat). Ações e números foram detalhados para a comunidade.
Um dos pontos de destaque do Pacto pela Paz é o impacto na área da segurança pública, por meio das ações do eixo Aplicação da Lei. A redução no número de homicídios foi, inclusive, obteve reconhecimento estadual. Até outubro, foram sete registros.
As ocorrências de roubo a pedestre também tiveram quedas expressivas na comparação com os anos anteriores. Segundo o secretário de Segurança Pública e responsável pelo eixo, Paulo Locatelli, a redução dos indicadores se devem ao interesse e dedicação de todos os atores envolvidos.
“A ampla integração e o comprometimento na obtenção dos resultados é o principal ingrediente dessa diminuição, e leva Lajeado ao patamar de cidade referência na redução da criminalidade”, destaca. Locatelli também apresentou iniciativas como o Projeto Caracol, criado em conexão com os dois eixos.
Oportunidades
Conforme a coordenadora do eixo de Prevenção do projeto, Tânia Fröhlich Rodrigues, o evento serviu como uma espécie de prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo Executivo.
“É um grande movimento, com incentivo e investimento financeiro que busca conectar toda a cidade para que o Pacto não seja um programa de um só governo, e sim do município”, salienta.
No Fórum, Tânia apresentou o projeto “Banco de Oportunidades”, uma das novidades do Pacto em 2022. A iniciativa tem o intuito de articular pessoas físicas e jurídicas da cidade para oferecerem inclusão social às pessoas inseridas nos programas de prevenção.
“Ele busca garantir o desenvolvimento cognitivo e pessoal, através de atendimentos biopsicossociais, empregos, cultura, esporte e oficinas, e possibilita fortalecimento e superação das situações de vulnerabilidade e risco social”, explana.
Programação
O evento ficou marcado por relatos de pessoas e famílias sobre o impacto positivo do Pacto pela Paz e dos projetos que integram o programa nas relações familiares e nas escolas. Também ocorreram apresentações musicais e culturais.
Quem também deu seu testemunho foi o coordenador da ONG Cidade Segura, Alberto Koptike, que elogiou o estágio alcançado pelo Pacto pela Paz em Lajeado. “Tem sido algo espetacular. Destaco o empenho de cada um ao longo desses três anos. É emocionante ver a entrega de todos”.
ENTENDA
– O Pacto Lajeado pela Paz é um movimento multissetorial que tem como objetivo estimular e promover a criação de uma cultura de paz no município, com o objetivo maior de prevenir a violência;
– Envolvendo diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, o projeto usa metodologia baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), e está alicerçado em dois eixos: da prevenção e da aplicação da lei;
– No eixo da prevenção são desenvolvidos os projetos AME, Conte Comigo, Seja, Cada Jovem Conta e Sagaz;
– No eixo da aplicação da lei, são desenvolvidas ações integradas de fiscalização e policiamento que buscam melhorar a sensação de segurança no município e reduzir a perturbação do sossego.