A 2ª edição da Parada Livre de Lajeado reuniu cerca de 3 mil participantes ao longo da terça-feira, 15, em frente à Casa de Cultura. A estimativa de público é da organização. Uma nova edição deve ser realizada em junho de 2023. Além da participação da comunidade regional, o evento reuniu coletivos de Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM: Lajeado terá 2ª edição da Parada Livre no feriado
Conforme uma das organizadoras do evento e sócia proprietária do Volúpia Bar e Espaço Cultural, Cassiana Schuhl, assim como na 1ª edição, a Parada Livre foi histórica e deve continuar a crescer, “porque é um movimento coletivo de amor, resistência e representatividade. Somos mulheres, negros e LGBTs que unidos celebramos mais uma conquista: poder celebrar nosso orgulho no centro da cidade.”

Foto: Juciara Gregory
O evento ocorreu das 16h às 22h e contou com rodas de conversa, apresentações artísticas e participação de DJs. A iniciativa gratuita foi organizada pelo Volúpia e Coletivo Vale Diferença. A 1ª edição ocorreu em 16 de junho, em frente ao bar, e reuniu cerca de mil pessoas.
A equipe do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do município realizou testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis durante o evento. As embaixadoras da 2ª edição da Parada Livre foram Lohany Mitchel e Adell Fame.