“Temos histórias incríveis de estudantes que passaram pelo projeto”

ABRE ASPAS

“Temos histórias incríveis de estudantes que passaram pelo projeto”

Rafael Rodrigo Eckhardt, 40, é biólogo e professor da Univates. Também coordena o projeto de extensão VestVates, curso voltado aos jovens oriundos de escolas públicas, com objetivo de oportunizar e democratizar o acesso ao ensino superior.

“Temos histórias incríveis de estudantes que passaram pelo projeto”
Crédito: Arquivo Pessoal
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quando surgiu a ideia de criar um cursinho popular na Univates?

Cursinhos populares preparatórios para jovens desfavorecidos economicamente são difundidos nas principais universidades do Brasil e têm grande reconhecimento pelo seu compromisso social. Esses projetos contam com a mobilização de estudantes universitários para oferecer aulas, a fim de tentar diminuir as desigualdades.

Então, em 2017, três estudantes do curso de medicina da Univates lideraram a criação e oferta do cursinho VestVates, com o objetivo de ofertar aulas gratuitas e de qualidade para estudantes oriundos do ensino médio de escolas públicas e ampliar os conhecimentos desses jovens para favorecer oportunidades de ingressar em universidades.

Qual é a metodologia de ensino utilizada dentro do VestVates?

Os estudantes selecionados têm aulas gratuitas de segunda a sexta-feira, das 19h10 às 22h30, tendo três matérias de estudo por noite. As aulas são ministradas por estudantes universitários, diplomados da Univates, mestrandos e em 2022 temos até uma professora voluntária do Peru, que está em intercâmbio.

Cada estudante selecionado tem acesso ao campus da Univates nos mesmos moldes dos estudantes da graduação e recebem de forma gratuita os materiais de apoio e livros adquiridos do Sistema Poliedro. Dessa forma, ao longo do ano, são trabalhadas todas disciplinas que fazem parte do Enem e realizados os simulados organizados pelo Poliedro em todo o Brasil.

Como são selecionados os alunos para o cursinho?

Todo mês de novembro é aberto um edital e uma chamada pública para que os estudantes que estão no terceiro ano do Ensino Médio ou já diplomados de escolas públicas, possam se inscrever. As inscrições de estudantes para o ano de 2023 serão abertas nos próximos dias, provavelmente com 20 novas vagas. E estamos pensando em parcerias com outras organizações para ampliar o número de vagas

Para você, que coordena o projeto, o que representa possibilitar a esses estudantes uma preparação qualificada e adequada aos vestibulares e Enem?
O VestVates é uma das poucas oportunidades gratuitas e de qualidade oferecidas na região que promove a inclusão de jovens estudantes que não tiveram a adequada formação no ensino médio ou que não tem recursos para pagar um curso pré-vestibular e que sonham em ingressar numa universidade.

Temos histórias incríveis de estudantes que passaram pelo projeto e estudam em diversas universidades, muitos inclusive em universidade pública. São jovens com valores de idoneidade e motivação para alcançarem o sucesso pessoal e profissional, que é mais facilmente alcançado por quem estuda em escolas particulares e tem maior acesso aos recursos financeiros.

Acompanhe
nossas
redes sociais