Otimismo e reconhecimento

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Otimismo e reconhecimento

Crédito: Rodrigo Martini

O Grupo A Hora apresentou a segunda edição da revista Valores, com reportagens sobre as empresas e personalidades destaques no prêmio Top 100. O lançamento do novo produto ocorreu ontem, no auditório da Expovale + Construmóbil, e serviu como mais uma injeção de ânimo para os empreendedores da região.

Mais do que nunca é preciso celebrar as nossas conquistas pessoais e profissionais, e reverenciar a qualidade dos nossos produtos e serviços. Além disso, também é de suma importância homenagear pessoas que inspiram, e de fato reconhecer as razões que fazem do Vale do Taquari uma região tão próspera. Em momentos de instabilidade, é ainda mais relevante aguçar o nosso necessário otimismo.


Salvamos o Complexo da Polar

Uma importante parte da história cultural e empresarial de Estrela quase foi demolida por decisões equivocadas. Até meados de 2021, ainda estava em vigor uma lei municipal que autorizava a doação de uma fatia do complexo da antiga Cervejaria Polar à Justiça Estadual, e também avalizava a demolição da estrutura para a posterior construção do novo Fórum da Comarca.

Atual prefeito, Elmar Schneider revogou a lei e, desde então, trabalha para construir soluções para ocupar a histórica estrutura. O resultado foi apresentado na semana passada, com a confirmação de um investimento por parte da Languiru. No local, a cooperativa vai instalar um complexo comercial. E isso já despertou o interesse de outros players.

Crédito: Arquivo A Hora


Schneider em Israel

Crédito: Divulgação

Um grupo de representantes dos vales do Taquari e do Rio Pardo visitou a embaixada do Brasil em Israel na manhã dessa segunda-feira. Entre osintegrantes da comitiva, o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, que estava um tanto distante da mídia desde o início da viagem internacional.

Na foto, o gestor aparece acompanhado do apóstolo Wagner Calheirana, da Comunidade Cristo Vive, e de empresários das duas regiões. Entre os assuntos debatidos na visita, o projeto do maior monumento à Bíblia do mundo, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 31 de outubro.


Retratos da Expovale I

A junção da Expovale com a Construmóbil gera opiniões divergentes entre os expositores. Especialmente entre os representantes de empreendimentos ligados à construção civil, mobiliário e decoração.

Para alguns, a Construmóbil deve ser realizada de forma independente, para atrair um público mais segmentado e muito mais pré-disposto a fechar um eventual negócio. Por outro lado, muitos empresários acreditam que o maior número de visitantes gerado pela união das feiras garante um índice muito maior de negócios.

Retratos da Expovale II

A programação da Expovale + Construmóbil 2022 está bastante dinâmica e assertiva. A cada momento iniciam novas e instigantes palestras, rodas de conversa ou apresentações diversas sobre temas contemporâneos e ligados ao desenvolvimento do Vale do Taquari. O espaço Pro_Move Lajeado, por exemplo, tem se destacado pelo modelo de apresentações curtas, e por vezes com apresentações musicais em meio aos debates. Há também bons momentos previstos para debater novidades na gastronomia, no turismo e na área cultural.

Retratos da Expovale III

A feira regional já é um sucesso de público. No primeiro fim de semana, e mesmo em meio a um feriadão que levou milhares ao litoral gaúcho e catarinense, os números impressionam. Até o fim de domingo, mais de 30 mil pessoas haviam circulado pelos ambientes do Parque do Imigrante, entre visitantes, isentos, cortesias, expositores e prestadores de serviços. De acordo com as projeções, ainda devem passar pelos estandes cerca de 120 mil pessoas nos próximos dias. É uma projeção otimista. Mas tem tudo para se consolidar até o fim do domingo.


TIRO CURTO

• Sinceramente, não vejo crime algum na atitude de quem protesta contra a eleição de um político condenado em mais de uma instância por crime de corrupção. São pessoas que respeitaram duas eleições vencidas pelo mesmo candidato, e outras duas vencidas pela sucessora. Não são golpistas.

• Mas reforço a necessidade de respeitar o resultado das urnas, e não incentivar qualquer tipo de ruptura. O remédio não deve ser a intervenção militar, sob o risco, inclusive, de assustar ainda mais o nosso sensível mercado.

• Uma perguntinha: ainda há possibilidade do atual governador (ou o governador reeleito) visitar a Expovale + Construmóbil 2022? Gabriel Souza (MDB), vice-governador eleito, já confirmou presença após convite da presidente da Acil, Graciela Black. Ele vem na quinta-feira, às 16h30min.

• Lajeado já conta com nove casos suspeitos. E ainda não iniciou o verão. Portanto, e mais do que nunca, é todos contra a dengue. Inclusive, você.

Acompanhe
nossas
redes sociais