Angra

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Angra

As obras da usina nuclear Angra 3 foram retomadas na sexta-feira passada, depois de 7 anos paralisadas. Pronta, poderá gerar 12 milhões de megawatts-hora por ano – energia capaz de atender ao consumo residencial da região Norte ou de quase toda a Centro-Oeste.

Maurício Almeida TV Brasil


Vantagens

A energia é produzida a partir do átomo de urânio e pode ser considerada uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis. Entre vantagens, destacam-se: abundância do urânio, porém é um recurso não-renovável; não utiliza combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa; e baixo custo de produção.

Desvantagens

Embora os sistemas de segurança sejam de alto nível tecnológico, os acidentes, quando ocorrem, têm sérias consequências. Temos dois exemplos de falhas que tiveram danos irreparáveis: Chernobyl e Fukushima. Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. O lixo nuclear leva muitos anos para perder sua radioatividade e perigo. Existem soluções de confinamento, mas não desaparecem. O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto, e a energia nuclear não é renovável porque o urânio extraído e não se regenera.

Eólica

Assunto debatido na recente COP27, no Egito, a energia eólica offshore é uma aposta do Brasil para geração de energia. “O país reúne as melhores condições para liderar esse segmento”, disse a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum.

Impacto

De fato, temos vento, mar e tecnologia. A legislação já se desenha, e a energia é limpa. Mas como toda a intervenção no meio ambiente, a energia eólica offshore também causa impactos. Cabe torcer para cientistas e pesquisadores encontrarem soluções sustentáveis.


Crédito: Batalhão Ambiental da BM

Pesca

Estamos no período de defeso – de 1ºde outubro a 31 janeiro -, no qual há restrições para pesca. No sábado, 12, uma guarnição do 1° Batalhão Ambiental da Brigada Militar realizou patrulhamento embarcado no Rio Taquari na eclusa de Bom Retiro do Sul e nos municípios de Cruzeiro do Sul e Taquari. A ação visou prevenir crimes ambientais referentes ao período de defeso.

Foram abordadas 30 pessoas em embarcações e acampamentos e identificados dois pescadores na prática de pesca. Incrível as pessoas não entenderem que se a reprodução for prejudicada pela ação humana, menor será a população de peixes.


Só pra lembrar

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, próximo domingo. Respeito às origens e às diferenças deve fazer parte do dia a dia.


 

Acompanhe
nossas
redes sociais