Para o aniversário, Pella Bethânia organiza plantio de 130 árvores

TEUTÔNIA

Para o aniversário, Pella Bethânia organiza plantio de 130 árvores

Instituição comemora 130 anos neste sábado, 19, e tem programação especial para os residentes

Para o aniversário, Pella Bethânia organiza plantio de 130 árvores
A instituição atende mais de 140 pessoas. Crédito: Divulgação
Teutônia

A Associação Beneficente Pella Bethânia é a instituição filantrópica de longa permanência mais antiga do Brasil e, neste sábado, 19, completa 130 anos de história. Atualmente, acolhe mais de 140 pessoas idosas ou com deficiência acima de 18 anos em seis casas-lares. São mais de 130 colaboradores, nas áreas da saúde, assistência social e educação.

Para comemorar o aniversário, no dia 19, está previsto um almoço festivo entre os trabalhadores da instituição e um bolo especial. Já à tarde, serão plantadas 130 mudas de árvores pelos trabalhadores e residentes. As plantas foram doadas pela Cooperativa Certel, de Teutônia.

A programação encerra em 26 de novembro, pela manhã, com a assembleia festiva dos associados da Pella Bethânia, junto ao auditório. Ações especiais com os acolhidos ocorrem durante todo o mês de novembro, com dezenas de oficinas sobre a temática dos 130 anos.

Este ano, em virtude da saúde dos residentes, a administração optou em não fazer a tradicional festa de aniversário, que ocorre a cada cinco anos. Contudo, o coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke, reitera que a data não pode passar em branco. “É uma história centenária, mas que mantém a sua essência desde 1892, e oferece, por meio de profissionais capacitados, vida digna às pessoas que acolhe”, conclui.

Histórico

Fundada em 19 de novembro de 1892 pelo pastor Michael Haetinger e sua família, a Pella Bethânia surge no contexto da imigração europeia. A história da instituição foi eternizada em um livro, lançado no dia 5 de novembro, de autoria de Martin Norberto Dreher.

“Haetinger, em suas andanças pelo Rio Grande do Sul, se deparou com as dificuldades que muitos imigrantes passavam, em especial crianças, viúvas, pessoas idosas e com deficiência. Assim nasce a Pella Bethânia, um lugar de refúgio e acolhida para os necessitados”, explica Dreher.

Acompanhe
nossas
redes sociais