Lajeado tem 9 casos suspeitos de dengue

VIGILÂNCIA

Lajeado tem 9 casos suspeitos de dengue

Presença de larvas e volta da sazonalidade da proliferação do mosquito obrigam reforço das estratégias. Município implantará ovitrampas, armadilhas de ovos do Aedes aegypti

Lajeado tem 9 casos suspeitos de dengue
Catiana Lanius, bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado (Foto: Rodrigo Gallas)

Lajeado tem 9 casos suspeitos de dengue em análise. Os casos estão espalhados pela cidade, com registros em diversos bairros como no Montanha e Universitário. “Isso indica que os ovos já estão eclodindo contaminados. Ele não precisa se contaminar com um indivíduo”, explica a bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado, Catiana Lanius.

LEIA MAIS: Lajeado em alerta para evitar surto de dengue

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, Catiana destaca que o município registrou neste ano o maior nível de infestação da história neste inverno. Mais de 90% dos focos estão em casa. Os criadouros são encontrados em baldes com pequenas lâminas de água, em potes, nos ralos em áreas externas.

Catiana participou de capacitação prática, na semana passada, para manusear as ovitrampas, armadilhas de ovos do Aedes aegypti.

A estratégia está sendo implementada no RS em 23 municípios escolhidos por meio de critérios epidemiológicos e operacionais. Lajeado foi selecionado e participa.

Essa é uma forma de direcionar corretamente as medidas de controle do inseto, onde realmente há circulação, e agir diretamente nos locais mais sensíveis para a proliferação do mosquito.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais