A cada 41 homens um morre de câncer de próstata

NOVEMBRO AZUL

A cada 41 homens um morre de câncer de próstata

Oncologista Hugo Schünemann alerta para necessidade prevenção. "O exame de toque retal é muito simples. É feito por um médico treinado. Leva 15 segundos"

A cada 41 homens um morre de câncer de próstata
Médico oncologista Hugo Schünemann (Foto: Rodrigo Gallas)

Um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. E a cada 41 homens, pelo menos um morrerá com a doença. O dado foi apresentado pelo diretor técnico do Centro Regional de Oncologia (CRON) e médico oncologista, Hugo Schünemann, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 1202.9, nesta segunda-feira, 14. O bate-papo abordou o Novembro Azul, período para reforçar os cuidados com a saúde do homem e incentivar a procura por exames que possam diagnosticar a doença precocemente.

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre o gênero masculino. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento. Cirurgia e radioterapia são os tratamentos mais comuns. Em casos mais avançados, quando o tumor se espalha para outras partes do corpo, recomenda-se quimioterapia.

Schünemann faz um alerta para que a discussão seja ampliada, visto que a maioria dos homens não faz tratamento ou mesmo o exame preventivo. “O exame de toque retal é muito simples. É feito por um médico treinado. Leva 15 segundos. Mas os homens não fazem. Eles têm medo, preconceito, fazem piada.” Conforme o oncologista, o exame ginecológico é muito mais constrangedor. Ele destaca e exemplifica com um caso que o exame de sangue não substitui o retal.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais