Taquariense na transição federal

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Taquariense na transição federal

O presidente nacional do PSOL é natural de Taquari. Juliano Medeiros iniciou na política no fim da década de 90. À época, atuou na presidência do Grêmio Estudantil da Escola Pereira Coruja, e tempos depois também foi bastante atuante no gabinete de relações comunitárias do ex-governador Olívio Dutra, em Lajeado.

Na cidade, ele ainda foi peça fundamental no processo de reconstrução da ULES, antes de partir para Brasília, onde permanece até os dias de hoje. E o taquariense goza de muito prestígio na capital federal. Tanto é que ele foi chamado para atuar, ao lado de Guilherme Boulos, na equipe de transição do futuro governo federal.


“Queremos estreitar laços”

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) encaminha informação para complementar a nota publicada na edição de ontem, e que trata sobre a confraternização entre Diretoria e Conselhos Consultivo e Fiscal da entidade. Segundo a presidente, Graciela Ethel Black, o convite para o encontro também foi encaminhado aos vereadores, prefeito, vice-prefeita e secretários municipais, além de representantes das empresas e instituições patrocinadoras e apoiadores da Expovale + Construmóbil 2022. “Queremos estreitar laços e celebrar o sucesso dafeira, em parceria com a prefeitura, a câmara e nossos apoiadores”, afirma ela. O evento ocorre no dia 18, às 18h, no auditório montado dentro do Parque do Imigrante.


Picanha, cerveja e horário de verão

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou, na noite dessa segunda-feira, e por meio de uma enquete no Twitter, o que a população acha sobre o retorno do horário de verão no país, extinto pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019.

Até as 17h30min de ontem, a publicação do petista já contava com mais de 2,3 milhões de votos, sendo que 66% dos internautas eram favoráveis ao retorno da medida, enquanto outros 34% se manifestaram contra. No mínimo, é um indício de que o futuro chefe da nação deve rever a medida do seu adversário político, e retomar uma medida instituída nacionalmente em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas.


Pro_Move na Expovale

O Pro_Move estará “em exposição” durante a Expovale + Construmóbil 2022. A ideia é recriar um espaço semelhante ao estande montado durante o South Summit Brasil (foto), em Porto Alegre, que contava com telas interativas para mostrar os detalhes da cidade de Lajeado. A estrutura não será a mesma. A concepção, sim.

E com uma instigante novidade. O espaço destinado ao movimento de inovação estará junto ao estande da administração municipal e também do SebraeX, que contará com uma arena e uma sala de coworking. No local, serão debatidos temas ligados ao turismo, agronegócio, tecnologia de informação/automação, e ainda o Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas. Por óbvio, a expectativa de gerar novas soluções durante o evento é grande.


TIRO CURTO

• O governo de Encantado encaminhou à câmara um projeto de lei para instituir o programa “Encantado Bella Città”. O objetivo é fomentar o acolhimento ao turista e reforçar ações de limpeza pública, mobilidade urbana e outros.

• Vereador em Teutônia, Ronaldo Machado (MDB) sugere um estudo para instalação de um pórtico de acesso ao município “na entrada da BR-386”.

• Ainda na câmara de Teutônia. As vereadoras suplentes Neide Schwarz (PDT) e Cláudia Renheimer Frigo (Cidadania), na companhia do vereador Vitor Krabbe (PDT), estão em Brasília para visitar gabinetes de parlamentares. Quem também acompanha a comitiva é a vice-prefeita da cidade, Aline Röhrig Kohl.

• A informação foi repassada pelo vereador de Lajeado, Jones Vavá (MDB). Segundo ele, o promotor de justiça Sérgio Diefenbach garante: a instalação da nova parada de ônibus da Av. Benjamin Constant deve iniciar em até 30 dias. A estrutura ficará ao lado da sede do Grupo A Hora, quase na esquina com a Rua Pinheiro Machado.

• Também em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (MDB) protocolou projeto de lei para criar o programa “Censo de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares”. Se aprovada a proposta, a atualização deve ocorrer a cada quatro anos.

• O vereador Márcio Dal Cin (PSDB) instituiu o “Minuto da Acessibilidade” na câmara de Lajeado. Em suma, ele pretende utilizar parte do seu tempo de fala semanal para citar rampas mal construídas na cidade. Na sessão plenária de ontem, ele citou um mau exemplo localizado na esquina da Rua Carlos Fett Filho com a Av. Alberto Pasqualini.

• O site do Tribunal de Contas do Estado (TCE) voltou ao ar. O endereço eletrônico estava fora do ar desde meados de setembro, após sofrer um ataque de hackers.

• Em tempo. A eleição geral já passou. Mas a censura por parte do TSE e de algumas big techs ainda corre solta. É a tal liberdade e a tal democracia a pleno neste nosso estimado Brasil de céu anil. E tem quem goste…

Acompanhe
nossas
redes sociais