Os 130 anos da Associação Beneficente Pella Bethânia foram eternizados em um livro que conta a história da instituição. Lançado no sábado, 5, em evento na entidade, o livro “Pella Bethânia 130 anos: uma história de amor ao próximo” foi escrito pelo historiador e pastor Martin Norberto Dreher.
Fundada em 19 de novembro de 1892 pelo pastor Michael Haetinger e sua família, a instituição de longa permanência é a mais antiga do Brasil em atividade. O título foi descoberto pelo autor durante a pesquisa para a obra. “Não somente isso, mas a entidade é pioneira em inúmeras iniciativas ao longo de sua história”, assegura Dreher.
Conforme o historiador, a primeira máquina para produzir sagu do Brasil foi instalada na Pella Bethânia. Além disso, a mais antiga caixa de aposentadoria e pensões do Brasil também foi criada na instituição, assim como a primeira escola de formação de professores luteranos do país (hoje instalada em Ivoti).
De acordo com Dreher, a Pella Bethânia surge no contexto da imigração europeia. “Haetinger, em suas andanças pelo Rio Grande do Sul, se deparou com as dificuldades que muitos imigrantes passavam, em especial crianças, viúvas, pessoas idosas e com deficiência. Assim nasce a Pella Bethânia, um lugar de refúgio e acolhida para os necessitados”, explica.
Para o autor, a instituição só existe por ser local de amor ao próximo. “Fico feliz que, mesmo após todos esses 130 anos, Pella Bethânia segue sua obra”, destaca. O presidente da entidade, Romério Schrammel, explica que nos últimos dez anos a Pella Bethânia passou por transformações significativas na gestão. “Isso foi possível graças às inúmeras pessoas que contribuíram com a instituição”, pontuou.
Já o pastor do Sínodo Vale do Taquari, Gilciney Tetzner, afirmou que a Pella Bethânia representa a igreja em sua essência. “É uma das instituições diaconais mais tradicionais e mais valiosas. A Pella Bethânia reflete e testemunha o Evangelho de Jesus Cristo de uma forma única, grandiosa e transformadora há 130 anos”.
Após a solenidade, que contou com diversas autoridades e representantes do Vale, os convidados puderam adquirir exemplares do livro e pegar o autógrafo do autor, além de uma visita guiada às instalações internas da Pella Bethânia.
Sobre o livro
“Pella Bethânia 130 anos: uma história de amor ao próximo” é o 50º livro de Dreher, considerado uma das principais referências em imigração alemã no Brasil. Em 128 páginas, o autor traz aspectos históricos e curiosos da instituição, com diversas fotografias. A publicação também traz histórias de vida que marcaram a entidade, por meio da colaboração do jornalista Édson Luís Schaeffer, que entrevistou os residentes.
O livro pode ser adquirido por R$ 50 diretamente na Pella Bethânia, na sede do Sínodo Vale do Taquari em Teutônia ou no site da Editora Oikos. A publicação também pode ser solicitada junto às Comunidades Evangélicas de Confissão Luterana da IECLB. Os valores arrecadados com a comercialização serão revertidos em investimentos para as pessoas acolhidas pela instituição.
Programação dos 130 anos
O lançamento do livro foi um dos pontos altos dos festejos, mas as atividades continuam. Amanhã, 9, às 13h30min, no auditório, ocorre um encontro com as prefeituras que possuem convênio com a Pella Bethânia.
No dia 19 de novembro, data oficial dos 130 anos, está previsto um almoço festivo entre os trabalhadores da instituição. Já à tarde, serão plantadas 130 mudas de árvores pelos residentes. A programação encerra no dia 26 de novembro, com a assembleia festiva dos associados da Pella Bethânia.