Diante de um plenário lotado, o piloto de Fórmula 1 ,Lewis Hamilton, recebeu nesta segunda-feira, 7, o título de Cidadão Honorário Brasileiro pela Câmara dos Deputados. Como se trata de uma resolução, o texto já foi promulgado pela Casa durante a sessão, sem a necessidade de análise pelo Senado. A homenagem foi proposta pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE).
Conforme o parlamentar, Hamilton mantém uma relação próxima com o país. Em 2021, o piloto venceu o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos. Na ocasião, utilizou o capacete nas cores verde e amarelo e repetiu o gesto de Ayrton Senna que, em 1991, conquistou a prova e deu uma volta adicional no circuito com a bandeira brasileira.
Hamilton lembrou Senna durante o discurso e se disse honrado com o momento. ” É uma grande honra receber esse título hoje. Agora, eu posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo Brasil, eu sempre amei o Brasil. Eu tenho memórias incríveis do Brasil, mesmo antes de ter tido oportunidade de vir aqui. Quando estive aqui em 2007, o amor que recebi e as experiências que tive foram muito especiais para mim. Mas, no ano passado, o carinho que recebi da torcida de vocês foi um dos momentos mais especiais de toda minha vida”, concluiu.
O piloto britânico é heptacampeão mundial de Fórmula 1 e está no país justamente para a disputa do Grande Prêmio de Interlagos, que acontece no próximo fim de semana.