Há 20 anos, Colégio Teutônia era destaque em atletismo

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Colégio Teutônia era destaque em atletismo

Há 20 anos, o Colégio Teutônia alcançava o terceiro lugar na classificação geral da 38º Olimpíada Nacional de Atletismo das Escolas Evangélicas. As provas ocorriam no Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul, com mais de 430 atletas de todo o Brasil.

Entre os destaques, estava a equipe infantil masculina do CT, que acumulou mais da metade dos pontos do colégio. Ao todo, a escola conquistou 20 medalhas, quatro de ouro, uma de prata e 15 de bronze. O resultado era o melhor entre as outras instituições evangélicas da região.


55 anos do Colégio Gustavo Adolfo

A história do GA começou há mais de meio século, na década de 1960. Em 5 de novembro de 1967, há exatos 55 anos, a então Comunidade Evangélica de Lajeado inaugurava o Centro Social Gustavo Adolfo, que atendia mais de 120 crianças no nível primário.

Naquela época, Lajeado não tinha uma escola de jardim de infância, em especial, para as crianças em condições mais humildes. Além das aulas, o Centro Social Gustavo Adolfo sediava Assistência Social e consultório médico, para cuidar não somente da educação, como da saúde dos jovens.

Para compreender melhor o surgimento do GA, é preciso entender também o contexto do São Cristóvão na época. Naquele tempo, o bairro era chamado de Piraí, em referência a uma empresa que tinha sede por lá, a Companhia Industrial de Papel Pirahy.

A indústria atraía diversos operários para a localidade, muitas mães trabalhavam na companhia e não tinham com quem deixar os filhos. A comunidade então percebeu a necessidade de um local adequado para as crianças e assim surgiu a ideia de construir um centro social de educação no bairro.

O primeiro diretor do Colégio, em 1967, foi Alípio Scheuermann e as primeiras professoras, além do diretor, foram Norma Grün, Lady Bergesch, Marlene Ahlert, Lenize Menezes e Érica Saffran.

Linha do tempo

1961 – Começa a idealização da escola e a busca por recursos;

1965 – A Comunidade Evangélica de Lajeado recebe o financiamento para a construção da escola. As obras iniciam alguns meses depois;

1967 – Inaugurado o Centro Social Gustavo Adolfo;

1991 – Implantada a Escola Evangélica de 1º Grau Incompleto Gustavo Adolfo, o que seria hoje o Ensino Fundamental;

1997 – O GA passa a fazer parte da Rede Sinodal;

1998 – A instituição começa a oferecer o Ensino Médio, tornando-se o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo;

2022 – O GA inicia o Projeto Bilíngue.

Origem do nome

O nome do colégio é uma homenagem a Gustavo Adolfo II, rei da Suécia no século XVII. Durante seu reinado, o monarca defendeu muitos protestantes nas guerras religiosas da Europa.

Mais de duzentos anos depois, no século XIX, luteranos criaram uma entidade para apoiar as minorias protestantes, e deram o nome de Gustavo Adolfo à instituição, em referência às suas políticas de paz.

Décadas depois, em 1965, a Comunidade Evangélica de Lajeado recebeu recursos dessa entidade para a construção da escola, que, como homenagem, recebeu o nome de Gustavo Adolfo.

 

A escola na década de 1990

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais